A Copa apresenta: soluções (ou não) para o Barça

Terminou a fase de grupos da Copa do Mundo e as opções no mercado pipocam na boca dos dirigentes de todos os clubes. Mas quem realmente provou ser uma opção certeira jogando a competição mais difícil do futebol? E quem pode continuar, sair ou seguir para o Barça?


GOL


Claudio Bravo: A começar pelo gol, o camisa 1 do Chile comprovou que fez por merecer ser um dos novos goleiros do time catalão, acho que ele acabará sendo o titular, deixando o jovem alemão Stegen no banco. Neste caso, ponto para a junta diretiva do Barça, Bravo tem tudo para ser solução.


LATERAL DIREITA


Daniel Alves: está demonstrando que está em queda. Claro que continua com a entrega de sempre, mas continua também errando muitos passes e cruzamentos, a Copa está mostrando que realmente não seria errado negociar o nosso brasileiro.

Cuadrado: O colombiano vem comprovando ter futebol, e apesar de estar jogando em uma segunda linha pela Colômbia, creio que poderia adaptar-se mais atrás. Força física não faltará para assumir a lateral direita do Barcelona.


ZAGA


Thiago Silva: como David Luiz acaba de assinar com o PSG, Thiago seria o parceiro perfeito para o talentoso, mas sobrecarregado e cansado, Piqué. Acho que o Barça vai esperar o contrato do capitão brasileiro terminar com os franceses para contratá-lo, porém, falta um ano de espera.

Hummels:
O zagueiro do Borussia tem feito uma boa Copa pela Alemanha e possui experiência de sobra para dar mais segurança a defesa do Barça. Seria uma ótima solução de momento.



LATERAL ESQUERDA


Blind: Se Jordi Alba prolongar a péssima fase que vem atravessando, o jovem lateral holandês Blind do Ajax seria uma excelente opção, tem sido o melhor lateral esquerdo da Copa.


MEIO DE CAMPO (VOLANTES)


Mascherano: atuando como volante, o argentino está provando na Copa que se Busquets não sair do inferno astral que atravessou na competição, terá um substituto para entrar e jogar. Foi mais um excelente negócio do Barcelona ter renovado com o incansável Masche, até porque o camaronês Song provou o contráriojogando por Camarões, que nem pode passar perto do Camp Nou.

Luiz Gustavo:
seria uma excelente contratação, mas com Busquets e Mascherano garantidos para as próximas temporadas, não existe possibilidade dessa ótima opção.


MEIO DE CAMPO


Xavi: mostrou que realmente é hora de sair do Barcelona.

Fabregas: mostrou que já foi tarde para o Chelsea.

Rakitic:
o novo contratado mostrou atuando pela Croácia que tem que jogar mais adiantado no Barça, como jogava no Sevilla. Não acho que seja o substituto natural de Xavi.

Kroos:
para o lugar de Xavi, o alemão do Bayern, que está fazendo uma grande Copa se encaixaria melhor no time catalão, pois além organizador, é um jogador que gosta de chutar de longa distância.

James Rodrigues:
o colombiano do Monaco é até agora a grande surpresa do Mundial, valeria a pena o investimento visando o futuro da equipe, já que Iniesta ainda é o dono do meio campo.

Reus:
sem ter jogado a Copa por contusão, o alemão do Borussia ainda é o meu preferido para jogar de meia atacante ao lado de Neymar e Messi. O Barça deveria aproveitar, já que ele é também uma das melhores opções financeiras, pois não se valorizou jogando o Mundial do Brasil.


ATAQUE


Getty Images
Getty Images

Luis Suarez correria muitos riscos no Barça.



Luis Suarez:
a bomba da Copa! Este sim provou que joga demais, mas também deixou dúvidas se vale a pena o investimento devido ao seu "probleminha" de comportamento. Na bola não tem discussão, mas acho que Suarez sofreria perseguição da imprensa e dos adversários na Espanha, seria provocado sempre, seria grande o risco de uma recaída e de uma nova punição ainda mais pesada. Além do mais um estrela desse tamanho poderia resultar em conflitos no elenco, não sei como Messi reagiria a esta contratação. Talvez seja melhor alguém com um perfil mais discreto para a linha de frente, Reus, o meu preferido, é um bom exemplo disso.

Pedro:
pelo que jogou na Copa e pelo que vinha jogando no Barça, parece ser o momento de ser emprestado para outra equipe.

Higuain:
Pelo que vem apresentando na Copa, não parece valer um investimento de 50 milhões de euros. É melhor pagar mais em alguém melhor, o argentino oscila demais.

Aguero: a Copa foi fundamental para mostrar que Aguero deve ser descartado, o argentino não tem nível para jogar no Barcelona, ainda mais pelos altos valores que estavam sendo pedidos.

Benzema:
caso o Real Madrid entre na jogada e banque a contratação de Luís Suarez, o Barcelona deveria ir com tudo em cima do artilheiro francês. Benzema é muito craque e está provando na Copa que pode jogar em várias posições de ataque. Este seria tiro certo.


Sendo torcedor do Barça e sabendo do cofre que o clube possui, acho que é possível sonhar com algumas das contratações citadas acima, ainda mais com Neymar e Messi arrebentando na Copa. Afinal, quem não iria querer  vestir a camisa do Barcelona e fazer história ao lado desses dois gênios do futebol?!