O verdadeiro substituto de Neymar: o Barça voltará a colocar medo no mundo

Apesar do Barcelona ter conseguido superar a saída de Neymar através do talento de Messi e com o encaixe da surpreendente adaptação de Paulinho, ainda faltava algo ao clube catalão, para dar respiro ao elenco e para o respeito dos adversários voltar a se transformar em medo.


getty images
getty images

Coutinho é a cara do Barça


Pois bem, se Dembélé foi uma contratação para apagar um incêndio e ainda é um jogador muito jovem para estourar em 2, 3 anos, agora o Barça conseguiu dar o tiro certo, mesmo que Coutinho seja diferente de Neymar.

A maior contratação da história do Barcelona só podia ser um brasileiro com o DNA do futebol bonito. O menino que começou no Vasco, aprendeu na Inter de Milão e virou realidade no Liverpool, chega como uma realidade no clube culé, chega para dar resultado imediato, para fazer história. Philippe Coutinho é uma certeza de sucesso. Ainda mais ao lado de Messi e cia.

Quando Neymar foi embora, eu já gostava da ideia de Coutinho ser o substituto, mas entendia que o "clone" ideal para aquela vaga em aberto fosse o atacante Eden Hazard, do Chelsea.
 O craque belga também joga pela ponta esquerda, também tem velocidade, habilidade e dinamismo, realmente cairia como uma luva. Mas hoje enxergo que, apesar de Coutinho oferecer virtudes distintas, essa foi a melhor escolha. Explico os motivos:

Histórico de brasileiros no clube

Pode não ser regra, mas, inegavelmente, a identificação dos brasileiros com o clube e com a torcida gera uma magia diferente. Evaristo de Macedo, Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar. Todos jogadores protagonistas, todos marcaram época. Coutinho já é um titular absoluto da seleção brasileira e certamente será o próximo a marcar época no clube.

Ambiente

O fato de Coutinho ser fã de Messi e Iniesta, de ser amigo e companheiro de seleção de Paulinho e amigo e ex-companheiro de clube de Luisito Suárez faz, sim, toda diferença. A humildade e o caráter do pequeno mago brasileiro também serão fundamentais para que a adaptação seja fácil e rápida. Hazard poderia causar outras sensações ao elenco e ao torcedor.

Estilo de jogo

Coutinho pode não ser um ponta agudo que de profundidade de campo como Neymar dava e como Hazard também daria, mas o brasileiro tem algo que se encaixa muito bem no estilo deste Barça atual: versatilidade e troca de posições. O brasileiro pode cair por todos os lados do campo. Apesar de se dar melhor na parte esquerda de ataque, Coutinho já se sacrifica na seleção jogando pelo lado direito. Mas também no time de Tite, o mago se desprende e sabe a hora de alternar e ir se readaptando durante a partida. A movimentação rápida, o toque e sai, o drible curto e o devastador chute de média distância farão com que o encaixe seja perfeito. Definitivamente, Philippe Coutinho é a cara do Barcelona.


getty images
getty images

O mago garantirá ao Barça mais 5 anos de futebol arte


Ainda contundido, o craque que ainda não tem número na camisa só fará sua estreia daqui 20 dias. Nesta temporada, só poderá atuar no campeonato espanhol e na Copa do Rei. Assim mesmo, a sensação é de que agora o Barcelona conseguiu dar ao seu torcedor a certeza de um futuro vencedor, de grandeza e da continuidade da excelência técnica e do futebol arte que o mundo se acostumou a admirar e que os adversários se acostumaram a temer.

Curta a página Barcelonizando no Facebook