Malcom, Dembélé ou nenhum dos dois: quem será o titular do Barça?

O Barcelona surpreendeu, "roubou" Malcom da Roma e fez bem ao preferir a juventude da jóia do Bordeaux ao invés do já quase trintão Willian (apesar das diferentes características de jogo que cada um oferece).


getty images




getty images

Malcom é do Barça


Ao ser anunciado pelo Barça, Malcom logo passou a ser comparado com Dembélé, já que ambos jogam pelo mesma ponta direita do campo. Até chegou a ser especulada a saída do francês, possibilidade esta que prontamente foi descartada pelo novo diretor, Éric Abidal. A ideia é clara: o fortalecimento do elenco.


Já que todos serão mantidos e agora o plantel está mais recheado de talentos com a chegada dos canarinhos Arthur e Malcom, a pergunta que todo mundo quer saber é só uma: quem deveria ocupar a vaga restante no time titular de Ernensto Valverde: Malcom, Dembélé ou nenhum dos dois?


Opção 01: Malcom ou Dembélé no sistema 4-2-4


Neste sistema de jogo, Busquets e Rakitic seriam os volantes e do meio pra frente o time seria mais ofensivo, com as presenças dos estelares Coutinho, Messi, Suárez e um ponta aberto pelo lado direito. Para a vaga em aberto, Dembélé leva vantagem, por já ter entrosamento com os companheiros e por ter terminado a temporada jogando muito bem. Além disso, Dembélé carrega grandes atuações do time com a sua presença, nas goleadas contra Juventus e Chelsea pela Champions, no Camp Nou. Dembélé inegavelmente se associa muito bem com Lionel Messi e esse é um outro ponto importante a ser considerado.


Getty Images




Getty Images

Dembélé e Messi: eles se entendem bem demais


Observando agora as qualidades de cada jogador, vejo em Dembélé com mais velocidade, mais dinamismo, transição mais eficaz e vantagem por ser ambidestro para cair dos dois lados do campo com mais naturalidade. Acredito que com Dembélé a equipe catalã fique mais imprevisível e com mais troca de posições.


Não vejo Malcom com a mesma velocidade e improviso de Dembélé, mas o brasileiro carrega outras vantagens que podem ser determinantes para ganhar a vaga no time. Apesar de ter apenas 21 anos, o brasileiro é um atleta precoce, chega com mais maturidade, era o dono do time do Bordeaux, comandava todas as ações do time, sendo dono inclusive das bolas paradas. Malcom tem a vantagem mental, dificilmente vai oscilar tanto como o seu ainda inseguro concorrente. Malcom parece também gostar mais de pensar o jogo, ele não é apenas um ponta, gosta de trazer a bola para o meio para armar o jogo, sabe cadenciar e manter a posse de bola. A personalidade de Malcom pode ser determinante, mas essa mente forte também precisa saber conviver com o banco de reservas, ele vai precisar saber esperar a sua hora.


Opção 02: nem Malcom, nem Dembélé. Sistema 4-3-3


Outra possibilidade para Ernesto Valverde é um time com um meio de campo mais consistente, com mais um volante junto de Busquets e Rakitic, dando mais liberdade para Coutinho e Messi girar em torno de Luis Suárez. Neste desenho, na minha opinião, só existe uma alternativa para esta vaga: Arthur. Não sei se o brasileiro já tem cancha pra chegar jogando e se entrosando neste meio de campo tão complexo. O brasileiro mudaria o modo do time jogar, se revezaria mais com Rakitic, pois não possui a chegada e a criatividade de Iniesta. 


getty images
getty images

Arthur chegou pra jogar


Acredito que ainda falta mais uma contratação para o meio-campo (também falta um lateral-direito com mais qualidade), Pjanic seria um nome perfeito. Ainda não consigo entender a partida de Paulinho, um jogador com características únicas e que certamente fará falta com suas infiltrações, preenchimento de espaço e experiência. Não dá mais pra depender de André Gomes e Denis Suárez, por isso, Arthur chega com muito mais responsabilidade do que parece.


Amante do futebol ofensivo, da posse de bola e da objetividade de jogo, hoje eu optaria por Dembélé como titular. Com todas as suas irregularidades, ainda acredito demais no talento deste magrelo de passadas largas que mais parece ter nascido no Brasil do que na França. Com a juventude temos que ter paciência, não esqueçam que até Neymar também oscilou em sua primeira temporada com a camisa azul grená. O moleque campeão do mundo também vai vingar.


Curta a página Barcelonizando no Facebook