A escolha de Valverde

Quem entra em uma fase de quartas de final fora de casa contra o Sevilla sem Messi, Coutinho, Jordi Alba, Busquets e Luisito Suárez?


getty images




getty images

Valverde e suas escolhas


Esta foi a escolha de Valverde.


O técnico do Barcelona já vinha fazendo rotações, Suárez e Messi vinham sendo poupados, pois o objetivo maior desta temporada é a Champions League. Até aí tudo bem, compreensível, o clube catalão lidera o camponato espanhol com cinco ponto de vantagem, mas Messi já teve que salvar o time na rodada passada entrando aos 15 do segundo tempo contra o Leganés. Além disso, Dembélé está lesionado, Boateng acabou de chegar. Deveria Ernesto ter escalado uma equipe tão frágil e com uma postura tática de jogo tão covarde?


A resposta é NÃO. Claro que não.


getty images
getty images

Boateng nunca deveria ter começado como titular


Aleñá, Malcom e Boateng tiveram atuações pífias na derrota por 2 a 0. O primeiro ainda é muito crú, exageradamente tímido, o segundo está sem ritmo e perdeu um gol inacreditável, decepção total, já o terceiro, nem pegou na bola, acabou de chegar e já foi escalado como titular. Nem na várzea se faz escolhas assim. Pra piorar, a potencia Barcelona que contrata De Jong por 75 milhões de euros não tem olhos para trazer um lateral reserva para Alba e nem um lateral direito titular, tem que viver de Semedo improvisado na esquerda e da eterna avenida Sergi Roberto na direita. Dos titulares de ontem, apenas Arthur e Rakitic se salvaram. Messi deveria ter jogado, Suárez e Coutinho também. Melhor poupar contra o Girona fora de casa ou contra o Sevilla? A resposta me parece óbvia. Agora, o confronto de volta da quarta que vem será uma guerra, muito mais desgastante que o esperado com o placar desfavorável e sem ter marcado fora. Se tomar um gol, o Barça precisará marcar quatro. Este não era o momento de jogar uma "final", mas os planos e a estratégia de Valverde de poupar os principais jogadores foi por água abaixo, vai ter que ir com o que tem de melhor no Camp Nou.


Abrir mão da Copa do Rei pela Champions e pela La Liga? Não acho certo, não acredito que fosse a intenção, mas foi o que pareceu. Um clube como o Barça tem que brigar pelo Triplete sempre, tem que ter elenco capaz de dar suporte aos titulares, e mesmo como os erros do treinador, quem entrou não correspondeu.


getty images




getty images

Decepcionou: Malcom jogou mal e perdeu gol feito após driblar o goleiro


Apesar da morosidade dos jogadores, a derrota para o Sevilla foi reflexo principalmente de erros de estratégia de comissão técnica e diretoria. Para quem vai sobrar a bomba agora? Messi vai ter que colocar a capa de super herói novamente por mais uma remontada.

Siga Barcelonizando no Facebook

Siga barcelonizando_oficial no Instagram