Como explicar a vitória do Barcelona diante do Real Madrid?

Noite mágica de Vinícius Júnior, melhor em campo ao lado de Ter Stegen, Semedo e Piqué desconcertados e pelo menos cinco chances claras de gol por parte dos Merengues, que fizeram uma excelente partida tática, inclusive conseguindo afastar Messi de sua própria meta. Resultado final: Real Madrid 0 X 3 Barcelona.

Como explicar então a vitória do Barça sobre um Real Madrid tão superior?


getty images
getty images

Vinícius brilhou, mas Stegen estava lá para defender




O futebol não tem regra. O Barcelona sofreu, teve sorte e teve um muro alemão a seu favor, por outro lado, encontrou a vitória com gols muito bem construídos nas raras chances que teve, com o carimbo do talento individual, fator crucial neste esporte coletivo tão bem praticado por estes dois clubes. Se o Real tinha o melhor trio de meio, o Barça tem o melhor trio de frente.

A partida de ontem pela semifinal da Copa do Rei que levou o Barcelona para a sua sexta final consecutiva desta competição foi quase uma cópia do super clássico de 2017 do campeonato espanhol, onde o Barça repetiu o mesmo placar de 0 a 3 no Santiago Bernabéu. Naquela data o Real Madrid tinha Cristiano, também teve grandes chances de gol e também dominou a primeira etapa sem conseguir mandar a bola pras redes, mas após o intervalo, a preocupação da defesa com Messi, fez Rakitic cruzar meio campo sozinho para tocar para Sergi Roberto, que logo encontrou Suárez, que como ontem, abriu o placar, e a partir do 0 a 1, em ambas as partidas, tudo mudou no início do segundo tempo. Estar atrás no placar, nas duas ocasiões, matou o Real Madrid, que acusou cansaço físico e mental, o toque de bola do Barça então voltou a reinar, para que as goleadas fossem construídas até com uma certa naturalidade nos minutos derradeiros. 


getty images
getty images

Nunca duvidem deste gigantesco uruguaio




Creio que na partida de ontem, o Real Madrid novamente se preocupou e cuidou novamente muito bem de Lionel Messi, mas quem marca um jogador usando três peças e marca pressão por tanto tempo, se desgasta demais e acaba deixando outros espaços, e assim, Dembélé e Suárez puderam brilhar recebendo bolas cruciais no mano a mano pelas beiradas. O francês comprovou seu talento em mais um jogo importante, enquanto Suárez se redimiu de partidas horrorosas, mostrando que continua com força física e técnica suficientes para matar jogos gigantes, tanto marcando gols, quanto em jogadas de velocidade.


Não é a primeira vez que o Barcelona é salvo por Stegen, uma hora é o goleiro alemão, outra hora é Messi, mas para quem está preocupado com essa defesa (assim como eu), é bom lembrar que o time estava um tanto desfigurado. Umtiti é o titular da zaga e está retornando aos poucos, finalmente o torcedor culé poderá deixar de sofrer com Lenglet, assim como poderá contar com a volta de Arthur, que está recuperado de lesão e jogou os minutos finais. Sergi Roberto vai sair do meio para que Rakitic volte para seu lado direito de origem, onde rende mais, Arthur vai pro lado esquerdo e o time ficará mais equilibrado. Só falta agora Valverde tirar Dembélé da ponta esquerda, é preciso mais variação entre os dois lados, o pouco que o camisa 11 variou ontem, resultou em uma assistência de cada lado, em duas grandes ultrapassagens. Os três craques de frente devem alternar mais para confundir as defesas. Dembélé preso na esquerda é um desperdício, assim como seria prender Messi apenas na direita.


getty images
getty images

Stegen e Messi: Os melhores do mundo podem levar o Barça muito longe





A final da Copa do Rei será só no dia 25 de maio, portanto, o Barça ganha moral e respiro para administrar a grande vantagem no campeonato espanhol e para se dedicar também de corpo e alma à sonhada Champions League. Se tudo sair como o esperado contra o Lyon, o Barcelona terá respiro para chegar voando nas partidas finais decisivas da temporada 2018/2019.


O sonho de um novo Triplete está mais vivo do que nunca.


Clique aqui para seguir Barcelonizando no Facebook


Clique aqui para seguir barcelonizando_oficial no Instagram