10 Motivos para ser Barça!

Pra que time você torce?!


A maioria de nós quando nasce já ostenta na porta do quarto da maternidade o uniforme do time de coração dos nossos pais, algumas pessoas até acabam mudando por influência de tios e amigos, mas todos nós carregamos essa herança futebolística pela vida toda, como se fosse de nascença.


Agora para escolher ou ser escolhido por um time europeu é bem diferente, leva mais tempo e tem outros tipos de influências.


Ainda moleque, eu me lembro de ter admirado dois grandes times estrangeiros, o Milan de Gullit e Van Basten e o Napoli de Maradona e Careca, mas a primeira vez que eu torci de verdade por um time europeu, foi para o PSG da França, graças a presença do meu ídolo Raí, que tinha acabado de sair do meu São Paulo.


Acredito que assim seja com a maioria das pessoas, acompanhamos nossos ídolos e normalmente para o clube ao qual eles se transferem a gente pega simpatia e isso continuou acontecendo comigo, com o Milan, por Leonardo e depois Kaká, com o Betis, por Denílson e com o Sevilla, por ter tido Luís Fabiano.


Com o Barça o meu primeiro contato afetivo foi quando meu pai me deu a camiseta da época de Romário e Stoichkov, em 1993, raridade que eu preservo até hoje.
O Barcelona já havia perdido a final do Mundial de Clubes pro São Paulo e acho que isso ajudou, porque eu nunca torceria para um algoz do meu time.


O tempo passou e o Barça depois ainda teve Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho, mas eu confesso que de 2002 a 2005 meu coração balançou, eu preferia outro time, eu era viciado nas exibições dos Galácticos de Madrid liderados por Zidane, o melhor jogador que eu já tinha visto na vida até então.

Naquela época também passaram por lá Redondo, Raúl, Ronaldo, Figo, Guti e Beckham, eram apresentações de gala, parecia ser o máximo que eu veria em nível técnico, “só que não”, hoje nós sabemos que eu estava errado!


A partir de 2006 é que o sentimento mudou de forma definitiva.

Conheça dez motivos para ser Barça e não mudar nunca mais:


Getty Images
Getty Images

A parceria Messi e Neymar é irresistível!


1- Lionel Messi: Tenho que ser sincero, o surgimento e a presença do melhor jogador de todos os tempos neste time foi a primeira razão da minha paixão pelo Clube Catalão. Sem esquecer que o Barça tem muitos méritos na carreira do gênio argentino, pois formou e acreditou em Messi desde seus 13 anos de idade.
Hoje, vivo a quase seis meses na cidade de Barcelona, nunca imaginei viver aqui, mas estar no coração do Barça só reforçou minha paixão por este clube e agora acho que posso compartilhar dez motivos que me tornaram em um torcedor fanático do Futebol Club Barcelona:


2- O melhor futebol da história: Juntamente com Messi, na “Era Guardiola”, vimos também o melhor futebol praticado em todos os tempos, eu nunca imaginei que fosse ver um time jogar o futebol que eles jogavam e ainda jogam, o toque e posse de bola são inacreditáveis, ainda mais em tempos de tanto equilíbrio e força física.


3- La Masia: O Barça segue a filosofia de futebol técnico desde as categorias de base. As crianças formadas no Centro de Treinamentos de La Masia são preparadas para jogar pra frente e com a bola, controlando o jogo sempre, dá gosto de ver essa receita da casa.


4- A Base no elenco principal: A prova do sucesso de um trabalho de base de clube é ver o time principal com jogadores formados em casa. Hoje o Barça tem em seu elenco principal incríveis 17 atletas formados nas categorias de base, entre eles estão: Messi, Fabregas, Xavi, Iniesta, Jordi Alba e Valdés. Já o Real Madrid, por exemplo, tem apenas 5, sendo que só Casillas figura entre os titulares. Prefiro a receita caseira ao invés do mercadão do “quem paga mais”.


5- Sócios: O Barça até 2011 nunca tinha tido patrocínio em seus uniformes. Com cerca de 160 mil sócios, o clube é uma marca de fidelidade do torcedor com o Clube, a união de amor e negócios que resulta em títulos!


6- Base da Seleção Espanhola: Para quem gosta do futebol da seleção espanhola, bi campeã europeia e atual campeã do mundo, saiba que o Barça conta com pelo menos 5 titulares na Fúria: Piqué, Jordi Alba, Busquets, Xavi e Iniesta!


7- Histórico com brasileiros: Como não se identificar com o time que ajudou Rivaldo, Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho a ganharem a Bola de Ouro da FIFA? Nossos maiores craques dos últimos anos sempre brilharam com essa camisa!


8- Neymar: A maior joia do futebol brasileiro, o camisa dez da Seleção, joga no Barça! Como resistir a dupla Messi e Neymar?!


9- Rival não: Diferentemente do rival Real Madrid, o Barça não costuma comprar jogadores do arquirrival, o Clube Azul Grená prefere encontrar jogadores de outras maneiras, eu prefiro essa política.


10- A cidade: Essa é para quem teve o prazer de conhecer a cidade de Barcelona. Como hoje eu sou um morador de Barna, posso afirmar que quem pisa neste lugar vira Barça na hora, isso aqui é o paraíso e a cidade catalã respira o time.



Precisa de mais motivos para ser Barça?! Eu acho que não!


Bruno Plapler.