Bayern x Dortmund: a última 'final' do ano

Nesta quarta-feira, dia 20 de dezembro, teremos a última partida do Bayern de Munique no ano, um confronto para lá de especial contra o Borussia Dortmund pelas oitavas de final da Copa da Alemanha, para fechar 2017 com chave de ouro.


Como os confrontos da DFB Pokal são decididos em jogos únicos, a partida será uma verdadeira final. Afinal, será um confronto entre as duas equipes alemãs com maior evidência nos últimos anos e dois clubes que buscam a redenção nesse primeiro semestre da temporada.


De um lado, temos um Bayern que se recuperou de um começo turbulento - de sua primeira demissão de um técnico desde 2011 - e vem em uma recuperação sob o comando de Jupp Heynckes. Do outro, temos um Dortmund que vem de duas vitórias com o novo técnico Peter Stöger, após demitir Peter Bosz e ter uma sequência de nove partidas sem vitória.


Getty Images
Getty Images

No último confronto em novembro, o placar foi bem favorável para os bávaros


Mesmo com a partida sendo realizada na Allianz Arena, o jogo não será nada fácil. O Bayern vem de três vitórias magras e sem brilho por 1 a 0, enquanto o Dortmund, apesar ter tido dois meses péssimos, quer aproveita o respiro das últimas partidas para mandar um recado para seus torcedores e adversários.


Mesmo com os desfalques de Manuel Neuer e Thiago Alcántara, o Bayern pode ter a volta de Arjen Robben – um nome que por si só já provoca medo nos aurinegros.


Já do lado do Dortmund, a lista de desfalques é ainda maior: Marco Reus, Durm, Piszczek, Castro, Götze, Larsen, Rode, Schürlle e Philipp.


Getty Images
Getty Images

Se Robben tiver condições de jogo, será um excelente reforço para o time


Jogando em casa, em melhor fase e com um técnico há mais tempo no cargo, o Bayern de Munique é claramente o favorito para o confronto. Mas, em um jogo como este – ainda mais lembrando de outros confrontos recentes – nenhum resultado será uma grande zebra. E o vencedor dessa final na quarta-feira terá ainda mais motivos para comemorar as festas de final de ano.