Pizzi chama a responsabilidade e comanda a goleada do Benfica contra o Tondela

Isabel Cutileiro/SL Benfica
Isabel Cutileiro/SL Benfica

Dois gols e uma assistência: Pizzi deu as caras na goleada do Benfica em Tondela


Ele foi visto em Tondela. O homem que foi eleito o melhor jogador da última edição da Primeira Liga de Portugal. Um dos convocados para a seleção de Portugal na Copa das Confederações, na Rússia. O titular da meia-cancha do Maior de Portugal. Aquele que desbancou o promissor meia-atacante brasileiro Anderson Talisca, hoje emprestado ao Besiktas (onde vem jogando muita bola, diga-se), quando o técnico benfiquista ainda era Jorge Jesus. O rapaz que brinca com a bola. O profissional que parece jogar com os companheiros meio-campistas desde miúdo.


Este Pizzi que se consagrou como o grande nome da época 2016/2017 do futebol português estava fazendo muita falta nesta temporada a qual vem sendo tão difícil para o Sport Lisboa e Benfica. Em meio às tormentas proporcionadas pela campanha vexatória na Uefa Champions League e pela cruel eliminação na Taça de Portugal, o camisa 21 colocou a pelota debaixo do braço e "reapareceu". Igual àquela bonança que vem depois da tempestade.


O Pizzi da temporada passada deu as caras no Estádio João Cardoso, onde o Benfica não teve piedade do Tondela e se manteve próximo do topo da tabela. O meia português foi o maior destaque da goleada de 5 a 1, com dois gols e uma assistência. Finalmente balançou as redes na presente edição do campeonato português. E chegou a cinco passes para gol na liga.


Foi ele quem abriu caminho para o importante resultado conquistado na região central da Terrinha. Aos 17 minutos, André Almeida cruzou pela direita e Pizzi apareceu no segundo poste para inaugurar o marcador.


Além disso, o meio-campista iniciou a jogada do segundo gol, onde Grimaldo cruzou para cabeçada certeira de Salvio. Àquela altura, eram jogados 26 minutos.


Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Pizzi e Jonas anotaram dois gols cada na expressiva vitória de 5 a 1 do Benfica sobre o Tondela


O "maestro" voltou a balançar as redes nos acréscimos. No último minuto da primeira etapa, recebeu passe açucarado de Salvio e chutou de primeira para o fundo do gol. Não se conteve na comemoração. Gritou como se tivesse tirado um fardo enorme das costas. A pressão por gols tinha sido superada em grande estilo. E juntamente com um grupo que foi para o intervalo com uma larga e merecida vantagem de três golos.


Aos 15 minutos da segunda etapa, Pizzi foi mero espectador do 4 a 0. Grimaldo cobrou escanteio e Jonas finalizou de prima. Uma pintura.


O quinto gol das Águias foi uma resposta imediata ao gol de honra tondelense, assinado por Tyler Boyd, que aproveitou rebote de Bruno Varela. Com 33 minutos no relógio, Salvio mostrou excelente visão de jogo ao perceber Pizzi chegando livre na área. O meia tratou bem a bola e, dessa vez, foi garçom: entregou a pelota direitinho nos pés do artilheiro Jonas. O brasileiro, agora com 105 gols de águia ao peito e 18 tentos na Primeira Liga 2017/2018, fechou a conta e passou a régua. Cinco a um, que lapada.


Esta foi a pior derrota da história do Tondela na primeira divisão portuguesa. Um grande baque para quem vinha de triunfo importante contra o Desportivo das Aves, em Vila das Aves, e nesta temporada tem evitado flertar com a zona de rebaixamento, da qual escapou na bacia das almas nas últimas duas temporadas. Nesse contexto, o carrasco tem nome: Pizzi, participante de quatro dos cinco gols encarnados.


E assim o Sport Lisboa e Benfica encerra sua prestação na atual corrida da liga lusitana em 2017. Agora tem compromissos decisivos na Taça da Liga de Portugal, uma recepção ao Portimonense (na próxima quarta-feira, dia 20) e uma visita ao Vitória de Setúbal (na sexta-feira da semana seguinte, dia 29), até chegar ao tão esperado dérbi contra o Sporting, pela 16ª rodada do campeonato nacional, já em 3 de janeiro de 2018. Começar o ano novo com uma vitória na Catedral, contra o grande rival da Capital, é tudo o que a maior torcida de Portugal mais quer.