Superação: Douglas se destacou na atuação no empate entre Benfica e Sporting

Getty Images
Getty Images

A atuação positiva de Douglas contra o Sporting chamou a atenção de quem assistiu ao Dérbi Eterno de Lisboa


Em outubro do ano passado, o Blog Glorioso Encarnado publicou um texto que tratava das más atuações do lateral-direito Douglas, das dificuldades do jogador de se firmar no elenco do Benfica e das críticas pesadas que ele recebia de quem acompanhava as partidas do Maior de Portugal. Publicado depois da derrota de 1 a 0 para o Manchester United na terceira rodada da fase de grupos Uefa Champions League 2017/2018, "O drama de Douglas no Benfica" teve grande repercussão. A maioria dos comentários à postagem nas redes sociais, inclusive, eram deboches ao atleta.


E o que dizer da crítica que o jornal português Tribuna Expresso fez ao mesmo Douglas depois da péssima campanha das Águias na competição continental? "Diz-se que todo jogador brasileiro habilidoso tem samba no pé. Mas e quando se dá o caso? Douglas é o desmatamento da Amazônia, é o sistema judicial decadente, é o deficit da educação, é um remix drum n’ bass de Marcos Valle, balada de Chitãozinho e Xororó no repeat, é um assalto a mão armada no Rio de Janeiro, é o escândalo da Petrobras", escreveu. Palavras ainda mais pesadas... E devo acrescentar: é muito injusto colocar Chitãozinho & Xororó nesse balaio!


Depois do Dérbi entre Benfica e Sporting na casa do arquirrival, gostaria de registrar que, dessa vez, a história com o brasileiro foi bem diferente. E isto é ótimo. O resultado não foi nada bom para o Glorioso, é verdade... O empate sem gols no Estádio José Alvalade jogou os comandados de Rui Vitória para a terceira colocação do Campeonato Português. Agora, além de não ter mais chances de título, a equipe já não depende mais das próprias forças para ir à próxima edição da Champions. Contexto à parte, foi comum entre os adeptos encarnados a surpresa pelo rendimento de Douglas no Dérbi Eterno de Lisboa.


O cenário, vale reforçar, era bastante complicado. Depois de uma péssima atuação no surpreendente revés de 3 a 2 para o Tondela em casa, o lateral-direito tinha a missão de novamente substituir, agora fora de casa, no jogo o qual alimenta uma das maiores rivalidades do planeta, o dono da posição, André Almeida, que ainda não se recuperou da lesão. Entretanto, uma missão deste calibre não o intimidou.


Getty Images
Getty Images

Douglas reagiu bem às críticas da torcida do Benfica e ao ambiente hostil do Estádio José Alvalade: na foto, é marcado de perto pelo lateral-esquerdo do Sporting, Fábio Coentrão


Durante os 90 minutos, Douglas freou os ímpetos de Bryan Ruiz e Acuña em seu campo de defesa e se movimentou bastante lá na frente. O site de estatísticas português GoalPoint, inclusive, elegeu o brasileiro ao posto de "Homem do Jogo". "De 'patinho feio' a MVP do dérbi em apenas 90 minutos", publicou. O mesmo portal, aos 65 minutos de peleja (20 minutos do segundo tempo, portanto), publicou o seguinte dado: "Passados dois terços do jogo, Douglas continua a ter mais passes para finalização (3) do que toda a equipe do Sporting (2)". Se você não acredita, veja com os seus próprios olhos.


Em enquete promovida pelo podcast Benfica FM (o trabalho deles é muito bom, por sinal; registro aqui a indicação!) na rede social Twitter, o defensor foi o segundo mais votado, com 34%. Ficou à frente de dois titulares indiscutíveis, o zagueiro Ruben Dias (19%) e o volante Fejsa (12%), e atrás apenas de um dos melhores jogadores do SLB na temporada, o meia Rafa Silva (35%). Nos comentários, é possível ver elogios ao jogador. "Douglas hoje esteve impecável", disse @Fatela84. "Jardel, Fejsa, Douglas e Rafa tiveram todos bem. Bom jogo se fosse assim sempre. Um abraço", afirmou Carlos Azevedo. "Jardel foi o melhor a seguir ao Douglas", acrescentou Flávio Melo.


Os balanços positivos não pararam por aí. "Vocês podem pensar que sou um grande maluco, mas a qualidade com que Douglas jogou ontem bateu a de muitos que jogaram durante a temporada. E é merecedor de, pelo menos, um lugar no banco, se continuar assim", escreveu @5crface. "Podia ter tido um gol e duas assistências", exclamou @BIGBenfica9. "Se o Barça quiser dar o Douglas a (custo) 0, eu o aceito para a meia-direita, e arranjamos um lateral-direito. Douglas atacando é muito bom. Assim nem precisava de defender", acrescentou. "Para quem não dava nada pelo Douglas, está sendo um dos melhores em campo", sublinhou a conta @Benficafans1904. "Acho que mais uma temporada no Benfica só lhe faria bem para evoluir defensivamente e se tornar um grande lateral", palpitou Rui Marques.


Leia também: As surpresas por trás da ida de Douglas ao Benfica


Getty Images
Getty Images

Duelo sul-americano: o lateral-direito brasileiro Douglas contra o zagueiro uruguaio Coates


Durante a transmissão da ESPN Brasil, o brasileiro Guilherme Eduardo também percebeu que o lateral-direito estava seguro de si: "Olha o Douglas jogando com confiança e bem no Benfica!!". "Rafa e Douglas estão realmente jogando muito bem esta noite", observou Claudio Pardal, benfiquista que vive na África do Sul. "O Sporting levou um banho de bola em casa com um Benfica reservista (Samaris e Douglas, por exemplo)", comentou @Acorejano. "Douglas jogou muito, o que lhe falta é ritmo", sugeriu Rafa Araújo. "Douglas: melhor jogo pelo Benfica, de longe", apontou @tartofs.


"Que bons têm sido os últimos 15 minutos do Benfica. Chegada após chegada, finalização após finalização, recuperação rápida no campo contrário e profundidade pelos flancos com um Douglas muito ativo. Se o placar segue 0 a 0, pergunte a Rui Patrício (goleiro do Sporting)", destacou o espanhol Martin Halabrin, estudante de Jornalismo.


Todos esses comentários significam que Douglas tem que tomar a vaga de André Almeida no Benfica? Que os Encarnados têm de comprar seu passe junto ao Barcelona? Que ele merece ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira? Não necessariamente. Por outro lado, mostram que o futebol é uma extensão da vida. Por mais que você apanhe do mundo, o dia no qual você se supera chega. E estas vitórias aparentemente pequenas (aliás, ser elogiado num jogo do naipe de Benfica x Sporting é um feito grandioso, diga-se) nos engrandecem como humanos e nos fortalecem na caminhada da vida. E tenho certeza de que, assim como eu, toda a nação benfiquista está feliz pelo triunfo particular de Douglas. Carrega!