Carlos Ponck e Cristian Arango: os benfiquistas envolvidos no título do Desportivo das Aves

Getty Images
Getty Images

Emprestado pelo Benfica ao Desportivo das Aves, Carlos Ponck foi titular na final da Taça de Portugal. O zagueiro ajudou o escrete avense a vencer o Sporting por 2 a 1 e a se sagrar campeão


Como manda a tradição, o ponto final da temporada do futebol português é a final da Taça de Portugal, disputada no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, na Grande Lisboa. A grande decisão deste ano não teve o Benfica envolvido, infelizmente. Eliminados pelo Rio Ave ainda em dezembro de 2017, os Encarnados terão de esperar mais um tempo para concretizar o sonhado 27º título da prova-rainha da Terrinha. Por outro lado, dois benfiquistas gritaram "É campeão!" neste domingo (20). Emprestados pelas Águias, os zagueiro Carlos Ponck e o atacante Cristian Arango fazem parte do elenco do Desportivo das Aves, que conquistou a copa nacional pela primeira vez ao bater o Sporting por 2 a 1, com dois gols do atacante Alexandre Guedes.


Nascido no arquipélago de Cabo Verde, Carlos Ponck está ligado ao Benfica desde dezembro de 2015, quando foi comprado junto ao Farense após ser apontado como um jogador promissor por olheiros do clube. Desde então, tem sido emprestado para ganhar rodagem. Antes de chegar ao Aves no início da época 2017/2018, passou por Paços de Ferreira e Chaves. Deu seus primeiros passos no futebol no FC Derby e no Mindelense, clubes do seu país natal, tendo passado também pelo Quarteirense, este de Portugal.


Atualmente, o defensor é peça-chave do time comandado por José Mota. Ao todo, fez 34 jogos na temporada, sendo 29 pela Primeira Liga e quatro pela Taça de Portugal. Balançou as redes uma vez, no empate em 2 a 2 com o Paços, fora de casa, na segunda rodada do Campeonato. Ponck se destaca pelo condicionamento físico (de acordo com o portal oGol, ele atuou em todos os minutos nas partidas para as quais foi acionado!) e pela segurança que transmite aos colegas do setor defensivo. Mesmo com apenas 23 anos, aparenta ser um atleta muito maduro.


Os 3120 minutos jogados durante toda a temporada certamente o ajudaram a crescer como profissional. Agora, tem um título nacional na bagagem. Segundo o portal alemão Transfermarkt, o vínculo de empréstimo ao Aves vale até o próximo dia 30 de junho e o contrato com o SLB vigora até 30 de junho de 2020. Também conforme o site, o valor de mercado de Carlos Ponck está na casa dos 900 mil euros.


Getty Images
Getty Images

Os 11 titulares do Desportivo das Aves na memorável final da Taça de Portugal de 2017/2018. O zagueiro Carlos Ponck, que pertence ao Benfica, é o segundo jogador em pé da direita para a esquerda


O colombiano Cristian "Chico" Arango, também de 23 anos, veio do Millonarios em julho do ano passado. Sua contratação, inclusive, foi noticiada pelo Blog Glorioso Encarnado à época. O ponta-de-lança já tinha no currículo passagens por Envigado e Valencia B, além dos Millos. Suas maiores virtudes são a velocidade e o jogo aéreo. Logo depois de chegar ao clube da Luz, foi emprestado ao time de Vila das Aves.


Arango teve participação fundamental na conquista mais importante dos 87 anos de história do clube do norte de Portugal. Anotou dois gols no histórico empate de 4 a 4 com o Rio Ave, em Vila do Conde, nas quartas de final da Taça, sendo um deles na prorrogação. O contexto daquela partida, vale lembrar, foi muito louco: os avenses perdiam por 3 a 1, buscaram o empate, fizeram 4 a 3 na prorrogação, cederam a igualdade nos instantes finais e venceram nos pênaltis pela contagem de 5 a 4. "Chico" converteu uma das penalidades e, depois de decretada a classificação, atravessou o gramado de joelhos. A imagem rodou o mundo.


Na temporada 2017/2018, o atacante colecionou 23 jogos e três gols. Além dos tentos já mencionados na copa nacional, também foi às redes no empate em 2 a 2 com o Portimonense, em casa, na oitava jornada da I Liga. Foram 984 minutos em campo no total. O jogador não era titular, mas costumava entrar no decorrer das partidas. Assistiu à final da Taça de Portugal no banco de reservas, comemorou o título com os companheiros de time e, com o fim do empréstimo, é provável que retorne ao Benfica para a pré-temporada.


Conforme diz o Transfermarkt, o colombiano tem contrato com o CD Aves até o próximo dia 30 de junho e com o Benfica até 30 de junho de 2022. Além disso, seu valor de mercado é avaliado em 700 mil euros.


Getty Images
Getty Images

Na oitava rodada da Primeira Liga de Portugal, o atacante do Desportivo das Aves, Cristian Arango, que tem o Benfica como dono dos seus direitos federativos, comemora o gol marcado frente ao Portimonense


Em nota publicada no seu site oficial, o Sport Lisboa e Benfica parabenizou o Clube Desportivo das Aves pelo título da Taça de Portugal e endereçou congratulações especiais a Ponck e Arango. "O Sport Lisboa e Benfica felicita o Desportivo das Aves pelo feito histórico da conquista da sua primeira Taça de Portugal, e em particular os nossos jogadores emprestados, Ponck e Arango, por esta vitória nas suas carreiras", escreveu o Maior de Portugal.


Na sua trajetória rumo ao troféu, o escrete de Vila das Aves despachou Vila Real (1 a 0), União de Leiria (3 a 0), União da Madeira (5 a 1), Rio Ave (4 a 4; 5 a 4 pênaltis), Caldas (1 a 0 na ida; 2 a 1 na volta, após prorrogação) e, enfim, o Sporting (2 a 1). Muita festa para a localidade de pouco mais de 8 mil habitantes, que recentemente celebrou a permanência do clube na primeira divisão (os avenses jogarão o primeiro escalão por dois anos consecutivos pela primeira vez) e agora também comemora a inédita vaga na fase de grupos da próxima edição da Uefa Europa League.


Quanto a Carlos Ponck e a Cristian Arango, vamos torcer para que sejam úteis ao SL Benfica futuramente. Estamos muito felizes pelos frutos colhidos por eles na atual casa. Em relação ao Sporting, vale frisar nossa lamentação pelos ataques realizados por vândalos e sofridos por jogadores e comissão técnica dos Leões na semana passada, no Centro de Treinamento do clube, em Alcochete. Deixamos para eles, que dão suas vidas pelo time e entraram em campo neste domingo mesmo com todas as ameaças, a nossa solidariedade.