Reforço debaixo das traves: Benfica contrata melhor goleiro da Superliga Grega

Reprodução/SL Benfica
Reprodução/SL Benfica

O goleiro alemão de ascendência grega Odysseas Vlachodimos é o novo reforço do Sport Lisboa e Benfica


Odysseas Vlachodimos. Acostumem-se com este nome, pois trata-se do mais novo goleiro do Sport Lisboa e Benfica. Não se pode negar que, à primeira vista, o nome impõe respeito. Mas de onde veio esta contratação? Apesar de ser jovem (24 anos), Odysseas já tem certa experiência. Natural da Alemanha e com ascendência grega, o guarda-redes de 1,91m de altura foi revelado pelo Stuttgart e estava no Panathinaikos. O contrato com os Encarnados vale por cinco temporadas.


Ao serviço dos Suábios, alternou entre os times A e B entre 2012 e 2016. Evidentemente, tinha maior frequência no segundo esquadrão, pois o dono da meta da equipe principal era Sven Ulreich, atualmente no Bayern de Munique.


Em janeiro de 2016, transferiu-se ao Panathinaikos. Na Grécia, caiu nas graças da torcida e ganhou o status de titular absoluto. Ao todo, entrou em campo 61 vezes: um jogo na temporada 2015/2016, 31 partidas em 2016/2017 e 29 presenças em 2017/2018, sendo quatro delas na Uefa Europa League. Além disso, foi eleito o melhor goleiro da última edição da Superliga Grega mesmo com a péssima campanha do time de Atenas, que lutou contra o rebaixamento e ficou apenas na 11ª posição - o campeonato tem 16 times, dos quais o penúltimo e o último colocados são rebaixados.


No ano de 2017, ocupou o posto de terceiro goleiro da seleção da Alemanha no título da Eurocopa Sub-21, na Polônia. A conquista da taça veio com vitória de 1 a 0 sobre a Espanha na decisão. Os alemães, sabemos, são conhecidos mundialmente por formarem vários dos melhores goleiros do planeta. Manuel Neuer e Marc-André ter Stegen não me deixam mentir.


Getty Images
Getty Images

Odysseas Vlachodimos foi revelado pelo Stuttgart, clube mais vitorioso e mais popular da sua cidade natal


Portanto, foi toda esta bagagem na Alemanha e na Grécia que credenciou o arqueiro ao maior clube de Portugal. Stuttgart e Panathinaikos são clubes de grande relevância, independentemente de suas fases. Lidar com a pressão nesses ambientes certamente ajudou Odysseas Vlachodimos a crescer nos âmbitos pessoal e profissional. De acordo com o jornal português Record, as Águias desembolsaram 2,4 milhões de euros no ato da compra. Dinheiro precioso para os Trifýlli, que vivem grave crise financeira. O objetivo em torno da contratação de Odysseas - segundo o próprio jogador, será este o nome adotado no uniforme de águia ao peito, devido à pronúncia mais fácil - é a busca por uma unanimidade na meta do Glorioso.


Nesta década, dois goleiros de nível mundial despontaram no Benfica: Jan Oblak, hoje no Atlético de Madrid e na seleção da Eslovênia, e Ederson, hoje no Manchester City e na Seleção Brasileira. Visando dar continuidade a esta escrita positiva, o clube deu oportunidade ao prata-da-casa Bruno Varela. Recentemente, ele esteve emprestado ao Vitória de Setúbal, onde havia sido titular e tinha adquirido experiência.


Contudo, o guarda-redes, atualmente com 23 anos de idade, não foi unânime entre os torcedores. Esteve longe de sê-lo. O técnico Rui Vitória, inclusive, chegou a acionar o jovem Mile Svilar, de apenas 18 anos, no meio da temporada. Talvez com o intuito de blindar o menino belga, que há de ser melhor lapidado (é muito promissor, diga-se), o treinador recolocou o português à condição de titular. Acima de tudo, deu-lhe um voto de confiança.


Não sei se a massa encarnada ficou mal acostumada com os excepcionais Oblak e Ederson, porém era nítido que Bruno Varela não vinha transmitindo aos colegas do sistema defensivo a mesma segurança passada pelo esloveno e pelo brasileiro em anos anteriores. Isto não significa que ele seja um péssimo jogador. Afinal, já foi convocado para as seleções de base e para a seleção principal de Portugal. Mas tem um defeito gritante: as saídas do gol. Cada bola na área do Benfica, vale lembrar, era um Deus nos acuda...


Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Aclamado no Panathinaikos mesmo com o clube longe das glórias, o goleiro Odysseas Vlachodimos chega ao Benfica com a missão de assumir a titularidade


Ainda não se pode afirmar com precisão se Rui Vitória vai sacar Varela de imediato. Às vezes, é difícil ler a mente dos técnicos... Por outro lado, não restam dúvidas de que o primeiro da fila da baliza no fatídico período 2017/2018 ganhou um concorrente de peso - o mesmo vale para Svilar, é lógico. Esta disputa tem de ser sadia para todos, assim esperamos. Particularmente, não nego minha curiosidade para ver o alemão jogar.


O Benfica, aliás, apresentou Odysseas de maneira bastante inusitada. Ele apareceu de surpresa, no vestiário da equipe, durante uma visita de turistas às instalações do Estádio da Luz. O vídeo viralizou nas redes do Glorioso.


Em entrevista à BTV - Benfica TV, Vlachodimos revelou o incentivo do atacante Mitroglou, que até hoje deixa saudades na Luz, à sua ida a Lisboa. "Falei com o Kostas (Mitroglou) e ele me disse que o Benfica é um clube fantástico e que vou gostar muito de estar aqui", afirmou. "Estou muito orgulhoso por me encontrar aqui. É um grande clube com um estádio fantástico. Aqui vou tentar dar o meu máximo pelo time e pelo clube. Espero o melhor", pontuou.