Benfica já conhece o caminho nas fases prévias da Liga dos Campeões da Europa

Arquivo/SL Benfica
Arquivo/SL Benfica

Turquia, Rússia, Bélgica, República Tcheca e Áustria são os possíveis destinos do Benfica na terceira fase preliminar da Uefa Champions League 2018/2019


O sorteio da terceira fase preliminar da temporada 2018/2019 da Uefa Champions League ainda está longe. Será em 23 de julho, na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça - oito dias depois da final da Copa do Mundo 2018. Contudo, o Sport Lisboa e Benfica já conhece os seus possíveis adversários na Rota da Liga, que compreende as equipes as quais não foram campeãs nacionais na temporada passada. De antemão, uma certeza: mesmo sendo cabeças-de-chave no sorteio, os Encarnados não podem esperar vida fácil. Os potenciais concorrentes do Maior de Portugal na luta por uma vaga na fase de grupos são Fenerbahçe, Spartak Moscou, Standard Liège, Slavia Praga e Sturm Graz.


Resumindo, só há pedreiras... Segundo maior campeão turco, o Fenerbahçe vendeu caro a eliminação para o Glorioso nas semifinais da Uefa Europa League 2012/2013. Venceu por 1 a 0 em Istambul, mas sucumbiu em Lisboa: 3 a 1. Já o clube mais popular e mais vencedor da Rússia, o Spartak Moscou, encontrou o SLB na fase de grupos da Uefa Champions League 2012/2013. Superou os lisboetas em casa por 2 a 1, resultado o qual contribuiu para a eliminação precoce do escrete à época comandado por Jorge Jesus, e foi derrotado por 2 a 0 em Portugal.


Quarto maior campeão belga, o Standard Liège conta com um ex-benfiquista em seu plantel: o meia Mehdi Carcela. Na temporada 2015/2016, o belga naturalizado marroquino jogou 29 partidas de águia ao peito e balançou as redes três vezes.


Mesmo estando em um patamar abaixo dos demais, Slavia Praga e Sturm Graz não podem ser subestimados. Em um período em que os times ainda buscam entrosamento e ritmo de jogo, as forças podem se igualar nas quatro linhas. O Slavia é o segundo maior campeão do antigo certame da extinta Tchecoslováquia e o terceiro maior vencedor da República Tcheca, enquanto o Sturm tem três títulos da Bundesliga da Áustria.


Até o presente momento, quem acompanha o Benfica no Pote 1 - e, portanto, não pode enfrentar os portugueses - é o Dynamo Kiev. Resta aguardar as equipes que vêm da segunda fase preliminar, cujo sorteio acontecerá no dia 19 de junho e cujas partidas estão agendadas para 24 e 25 de julho (ida) e, também, para 31 de julho e 1º de agosto (volta). Podem se juntar ao SLB e ao Dynamo o Basel, maior algoz das Águias na última Liga dos Campeões, e o Ajax. Se eliminar os holandeses ou os suíços, o PAOK também será cabeça-de-chave. Os coeficientes dessas três equipes são superiores ao do Fenerbahçe, atualmente o melhor ranqueado do Pote 2 da terceira preliminar.


Por outro lado, caso leve a melhor na segunda ronda, o Sturm Graz empurrará o Fener para o Pote 1. Assim, livraria o Benfica de enfrentar o clube turco e, consequentemente, passaria a ser um possível oponente do time da Luz. Os jogos de ida da terceira fase estão marcados para 7 e 8 de agosto; os da volta, para 14 de agosto.


Em uma hipotética classificação ao playoff, último estágio antes da fase de grupos, o Benfica permaneceria como cabeça-de-chave devido ao seu alto coeficiente. O novo rival também viria da Rota da Liga. Se for eliminado (não é isso que queremos, obviamente), o clube da massa será transferido à fase de grupos da Uefa Europa League. O sorteio do playoff da Champions será em 6 de agosto, enquanto os confrontos serão disputados nos dias 21, 22 (ida), 28 e 29 (volta) do mesmo mês. Ou seja, para não ficarem de fora da festa de 30 de agosto, quando ocorre o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões, as Águias terão de passar por uma maratona de jogos. Consequência da queda de Portugal para o sétimo lugar do Coeficiente da Uefa.


Confira a Rota da Liga das fases preliminares da Uefa Champions League 2018/2019:


2ª fase preliminar


Pote 1: Basel (coef. 71.000)¹ e Ajax (coef. 53.500)¹
Pote 2: PAOK (coef. 29.500)¹ e Sturm Graz (coef. 6.570)²


3ª fase preliminar


Pote 1: Benfica (coef. 80.000) e Dynamo Kiev (coef. 62.000)
Pote 2: Fenerbahçe (coef. 23.500)³, Spartak Moscou (coef. 13.500), Standard Liège (coef. 12.500) e Slavia Praga (coef. 7.500)


 __


¹ Se avançarem, serão cabeças-de-chave da 3ª fase
² Se avançar, estará no Pote 2 da 3ª fase
³ Será cabeça-de-chave da 3ª fase se o Sturm Graz avançar na 2ª fase