Benfica conhece tabela de jogos no Campeonato Português após gafe no sorteio

Reprodução/Twitter/Sport TV Portugal
Reprodução/Twitter

Um número sorteado de cabeça para baixo provocou uma grande confusão na divulgação da tabela do Campeonato Português


Acreditem se quiser: depois de divulgadas, as 34 rodadas da temporada 2018/2019 da Primeira Liga de Portugal tiveram de ser refeitas por causa de um erro no sorteio. Durante o procedimento, é sorteada uma chave de seis algarismos que corresponde a uma das milhares de possibilidades de emparelhamento. A partir daí, uma tabela de jogos é gerada automaticamente. Ao sortear o quinto dígito, a assistente mostrou o papel de cabeça para baixo e o que deveria ser o número 6 acabou sendo o 9. Consequentemente, a chave, antes anunciada como 219864, foi alterada para 219894.


O episódio provocou um rebuliço de grandes proporções e se tornou motivo de piada na Terrinha. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional teve de convocar uma entrevista coletiva para as 23h (!), no horário local, com o objetivo de revelar e explicar o ocorrido. A batata quente ficou nas mãos da diretora executiva da Liga, Sónia Carneiro. "Tivemos um erro de leitura e vamos corrigir por uma questão de transparência", justificou. O calendário correto foi divulgado aproximadamente meia-hora depois.


Aí você pode se perguntar: "Por que este fato extremamente bizarro não foi tão divulgado aqui no Brasil?!". Pois bem, compreender esta questão não é muito difícil... O sorteio do Campeonato Português foi realizado na última sexta-feira (6), no mesmo dia em que a Seleção Brasileira sofreu a eliminação para a Bélgica e a França despachou o Uruguai na Copa do Mundo. Se o timing do evento já não aparentava ser o ideal, mesmo com a eliminação precoce de Portugal no Mundial sediado na Rússia, o desenrolar do sorteio acabou por ser pior ainda.


Pelo antigo sorteio, o maior campeão português, o Sport Lisboa e Benfica, iniciaria sua busca pelo 37º título nacional contra o Marítimo, no Estádio dos Barreiros, na Ilha da Madeira. Já a última missão seria frente ao Sporting Braga, no Estádio Municipal de Braga. Com a mudança, a estreia no caminho rumo à reconquista passou a ser um duelo com o Vitória de Guimarães, no Estádio da Luz, e um encontro com o Santa Clara, também em Lisboa, será o ato final - paralelamente a um Porto x Sporting na Cidade do Porto.


Menos mal que o primeiro e último compromissos sejam em casa. De qualquer forma, são tarefas bastante difíceis. Mas é uma rotina que faz parte de quem almeja grandes conquistas. A primeira rodada está marcada para 12 de agosto; a última, para 19 de maio de 2019.


Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O sorteio da I Liga 2018/2019 deu o que falar em Portugal...


Outro destaque é a presença do Dérbi Eterno de Lisboa, Benfica x Sporting, na terceira jornada, agendada para o dia 26 de agosto, na Luz. Por coincidência, o jogo estava reservado para esta mesma rodada na outra combinação.  O Clássico com o atual campeão Porto, por sua vez, acontecerá na sétima rodada, na casa do Glorioso, e está inserido previamente no dia 7 de outubro. No chaveamento anterior, o embate entre benfiquistas e portistas seria na reta final dos turnos. Parêntese importante: as datas são sujeitas a alterações.


Ainda em relação ao calendário, vale registrar que as rodadas iniciais acontecerão em meio às fases preliminares da Uefa Champions League. Um elenco de nível equilibrado entre titulares e reservas é essencial para os comandados de Rui Vitória não terem um mau início de temporada. A maratona de jogos nessa época, onde o entrosamento e o ritmo tendem a não ser imediatos, pode desgastar fisicamente os jogadores. Essa estratégia não faz parte da filosofia do treinador, mas talvez seja necessário um rodízio nessas partidas. É um planejamento a ser pensado.


Tabela do SL Benfica na I Liga 2018/2019:


1ª rodada: Benfica x Vitória de Guimarães
2ª rodada: Boavista x Benfica
3ª rodada: Benfica x Sporting
4ª rodada: Nacional da Madeira x Benfica
5ª rodada: Benfica x Desportivo das Aves
6ª rodada: Chaves x Benfica
7ª rodada: Benfica x Porto
8ª rodada: Belenenses x Benfica
9ª rodada: Benfica x Moreirense
10ª rodada: Tondela x Benfica
11ª rodada: Benfica x Feirense
12ª rodada: Vitória de Setúbal x Benfica
13ª rodada: Marítimo x Benfica
14ª rodada: Benfica x Sporting Braga
15ª rodada: Portimonense x Benfica
16ª rodada: Benfica x Rio Ave
17ª rodada: Santa Clara x Benfica
18ª rodada: Vitória de Guimarães x Benfica
19ª rodada: Benfica x Boavista
20ª rodada: Sporting x Benfica
21ª rodada: Benfica x Nacional da Madeira
22ª rodada: Desportivo das Aves x Benfica
23ª rodada: Benfica x Chaves
24ª rodada: Porto x Benfica
25ª rodada: Benfica x Belenenses
26ª rodada: Moreirense x Benfica
27ª rodada: Benfica x Tondela
28ª rodada: Feirense x Benfica
29ª rodada: Benfica x Vitória de Setúbal
30ª rodada: Benfica x Marítimo
31ª rodada: Sporting Braga x Benfica
32ª rodada: Benfica x Portimonense
33ª rodada: Rio Ave x Benfica
34ª rodada: Benfica x Santa Clara