Boca: mais tempo na liderança do que os gigantes europeus

Prensa Boca Juniors
Prensa Boca Juniors


O Boca manda na Superliga Argentina. Atual líder e atual campeão, o time comandado por Guillermo Barros Schelotto parece mesmo quebrar todos os recordes no campeonato local. Tentando ser mais preciso, os xeneizes são líderes há 31 rodadas - ou 414 dias. Ninguém hoje nas grandes ligas europeias consegue ter números parecidos.


O futebol europeu tem vivido épocas de hegemonias e supremacias. Com Bayern na Alemanha, Juventus na Itália e PSG na França. Ainda assim - e mesmo com números espetaculares -, nenhum deles consegue se manter tanto tempo na ponta da tabela como este Boca.


Para se ter uma ideia, o PSG está comandando na França há 23 rodadas (177 dias). Lembrando que, na temporada passada, foi superado pelo Monaco, diferentemente do Boca, que ruma ao bicampeonato. Depois vem o Barcelona de Messi, que disparou na liderança essa temporada e está nessa posição há 162 dias (24 rodadas). Depois acompanham o City de Guardiola (142 dias e 21 rodadas), o dominante Bayern (93 dias e 11 rodadas) e o Napoli (44 dias e 6 rodadas).


O que o Boca de Schelotto está conseguindo na Argentina é pra ser lembrado por muito tempo. A última vez que vimos algo parecido foi o primeiro time de Bianchi, que na temporada 98/99 sagrou-se bicampeão e esteve 39 rodadas na liderança (na época com dois torneios por ano, o Apertura e o Clausura). Aquele time venceu o Apertura de forma invicta e o Clausura perdendo apenas um jogo.