Há 40 anos, o primeiro título mundial do Boca

Há exatos 40 anos, o Boca erguia pela primeira vez a Copa Intercontinental. Em 1 de agosto de 1978, o Boca era campeão do mundo. O mais curioso, é que esse título é, na verdade, o de 1977. 


Um ano antes, o Boca havia conquistado sua primeira Libertadores ao bater o Cruzeiro na final. O campeão europeu era o Liverpool, que havia derrotado o Borussia Monchengladbach por 3 a 1 na final. Porém, mesmo com as inúmeras tratativas para se jogar a final, o Liverpool se negou, alegando que atraparia muito o seu calendário de jogos na Inglaterra. Com isso, o Borussia herdou a vaga na final e, em acordo com o Boca, marcaram as datas das partidas. Na época, o Mundial ainda era jogado com partidas de ida e volta.


O Borussia era uma potência. Para se ter uma ideia, na década de 1970, o clube venceu cinco vezes a Bundesliga, conquistou uma Copa da Alemanha e, além do vice-campeonato da 'Champions', venceu a antiga Copa Uefa (hoje Liga Europa) duas vezes e ainda perdeu outras duas finais. Uma época de outro para os 'Borussians'.


A primeira partida, em La Bombonera, foi disputada em março. Uma loucura se pensarmos no futebol como é hoje. Num jogo muito difícil, o Boca saiu na frente com gol de Mastrángelo. Mas os rivais viraram ainda na primeira parte, fazendo dois gols em 5 minutos. No segundo tempo, o gol de Ribolzi celou o empate em 2 a 2. Resultado ótimo para os alemães, principalmente porque haviam enfrentado uma Bombonera que já era temida inclusive para europeus.


Na volta, porém, um baile dos comandados por Toto Lorenzo. Um 3 a 0 sem contestações. Com gols de Felman - logo no segundo minuto de jogo - Mastrángelo aos 33' e Salinas aos 37', o Boca liquidou o time da casa num primeiro tempo para marcar a história do clube.


Naquele dia, o Boca começava a entrar no olimpo dos gigantes campeões do mundo. Depois disso, foram outras duas vezes. E, em 1978, poderíamos ter vencido, mas o Liverpool (que também havia conquistado o bicampeonato europeu) se negou a jogar novamente. Mas, dessa vez, não teve jogo. O único ano em que a final não foi disputada.