Quantas contratações o Vovô precisa para o Brasileirão?

O Vozão está muito bem no ano. Não há como falar algo negativo após dois 6x0. Parece que o problema na pontaria (que eu apontei aqui) foi sanado. Além disso, as comemorações dos gols de ontem mostraram como o grupo é unido. Valdo com a cabeça do Vovô e Richardson imitando Chamusca (SENSACIONAL) foram pequenas amostras de como os jogadores vêm se doando e gostam da instituição Ceará.


Em três competições e com um calendário maluco, fizemos um bom papel na Copa do Brasil, estamos na final do Manjadim (a não ser que não entremos em campo no domingo) e na segunda fase da Copa do Nordeste, em primeiro colocado geral. Mas é claro que precisamos de reforços para a competição mais difícil e importante do ano: a tão temida Série A do Campeonato Brasileiro.


Mantivemos uma base forte do time do acesso e acertamos alguns bons nomes para início. Alguns não corresponderam, outros saíram, alguns estão bem. Mas o certo é que temos que contratar. Esse tema foi muitíssimo bem discutido no último episódio do VozãoCast e eu decidi aqui dar pitaco sobre o que acho. Decidi organizar por tópicos de posições e depois fazer um balanço geral. Vem comigo!


Site oficial do Ceará SC
Site oficial do Ceará SC

Vozão vem bem no ano e possui um grupo unido.


GOLEIROS


No elenco: Éverson, Fernando Henrique, Renan.


Ao meu ver, na titularidade temos um goleiro no Top 10 do Brasil. Sem clubismo, acho o Éverson diferenciado. Excelente reflexo, boa impulsão e saída de bola e até cata uns pênaltis aqui e acolá. Tinha como defeito jogar meio adiantado, mas isso vem melhorando bastante e quase não é mais perceptível. Agora o negócio complica na reserva. Embora eu ache que Renan é bom goleiro, ele não demonstrou muito isso nas partidas em que atuou. Porém, tem experiência e rodagem, assim como nosso terceiro goleiro, o velho conhecido Fernando Henrique. Apesar de que vinha atendendo às expectativas, mostrou no jogo contra o Iguatu que não é bom confiar nele. Como goleiro não é uma posição de muita rodagem, acho que não teria muita necessidade de ir ao mercado nesse momento.


LATERAIS DIREITOS


No elenco: Leandro Silva, Pio e Renato.


Posição mais carente do elenco. De longe. Renato, coitado, mal jogou e foi queimado. Depois teve uma sequência de virose/conjuntivite/tudo-que-há-de-ruim. Acho bem difícil que volte a usar a camisa alvinegra, embora pense que não devemos queimar um jogador que não atuou nem 300 minutos direito. Leandro Silva foi outro que não caiu nas graças da torcida, sem atuações convincentes. Porém, esse eu ainda espero algo, pois não o achei de todo ruim. De novo, sobrou nossa lateral para o homem-bomba Pio. Apesar de eu até simpatizar com ele, não acho que deva ser nosso titular. Pio deve ser utilizado com inteligência, naquele jogo truncado que precisamos de uma bola parada perigosa. Entrar para incendiar. Além disso, tem como posição de origem volante. Acredito que precisamos, para ontem, contratar um lateral-direito que venha para tomar a camisa 2 e dizer: É MINHA E NINGUÉM TASCA. Assim, teríamos como reserva Leandro ou Pio. Sem esquecer que Richardson, craque, também desempenha essa função com maestria, inclusive. Quando atuou por ali, já deu 2 assistências com cruzamentos precisos e mostrou excelente solidez defensiva.


LATERAIS ESQUERDOS


No elenco: Felipe Jonatan, Rafael Carioca e Romário.


Acredito que o Romário veio para ser o cara da 6, apesar de vestir a 37. Conto com ele como nosso lateral-esquerdo titular. Rafael Carioca é aquele cara que eu não sei o que esperar. Às vezes, joga muito, com grande poder de marcação, apoia até bem e acerta seus chutes. Mas tem partidas que dá nos nervos. Erra passe e drible displicente, um verdadeiro desastre. Acho que pode ser um bom reserva, desde que não precisemos tanto dele. Fora que, por atuar também na meia, pode desempenhar uma função curinga. Falando em curinga, temos Ernandes. O jogador atua muito melhor pelo meio como volante, porém demonstrou que pode ir bem na lateral também. Além disso, temos a grata revelação Felipe Jonatan que, apesar de eu ainda achá-lo muito verde, é importante que esteja no elenco profissional e jogou bem quando utilizado. Não acho que precisemos contratar na ala esquerda.


ZAGUEIROS


No elenco: Bruno Pires, Luiz Otávio, Patrick William, Rafael Pereira, Tiago Alves e Valdo.


Ao meu ver, temos uma dupla titular de alto nível: Rafael Pereira e Luiz Otávio. Temos Tiago Alves que, para mim, é mesmo nível deles. Além disso, conta com experiência e liderança, algo que conta muito numa Série A. Correndo por fora vem Valdo. Ah, o Valdo, que tanto torcedor adora pegar no pé. Tenho para mim que, esse ano, Valdo está comendo grama. Tanto que "aproveitou" a lesão de Rafael e pegou a titularidade, não mais largando. E vem atuando bem. Está entre os 3 melhores zagueiros da Série A com melhor aproveitamento em bola aérea, além de demonstrar bom poderio ofensivo, principalmente em escanteios, jogada que já culminou em 2 gols do beque. Diferente de muitos, acho que o Valdini pode nos ajudar (e muito!). Há, também, uma grata surpresa. O menino de 20 anos Patrick William, que chegou como uma aposta com contrato curto e logo renovou até 2020. Mostra muita classe e muita segurança, acredito que tem potencial para se tornar um grande zagueiro e vai nos ajudar. A decepção (até aqui, claro) vem sendo por conta de Bruno Pires. Segurado disse que vinha para brigar pela titularidade, porém o zagueiro não mostrou serviço e hoje amarga ser a sexta opção no elenco. Infelizmente, não passa segurança e acho que não podemos contar com ele. Como a rodagem é muito alta nessa posição e nós temos uma defesa que é muito vazada, acho que valeria a pena ir atrás de mais um reforço (de alto nível) nessa posição.


Site oficial do Ceará SC
Site oficial do Ceará SC

O contestado Valdo faz uma excelente temporada.


VOLANTES


No elenco: Ernandes, Jackson Caucaia, Juninho, Naldo, Pedro Ken, Raúl e Richardson.


Aqui temos, para mim, as melhores opções do elenco. À exceção de Caucaia que pouco atua, acho que o resto possui um bom nível. Para mais marcação, temos Naldo, Raúl e Richardson. Além disso, esses têm uma certa saída de bola. Com um passe mais refinado (e que também marcam direitinho), temos Ernandes, Juninho, Pedro Ken e Richardson (sempre ele). Richardson, para mim, é o melhor jogador do elenco. Às vezes acho que se Chamusca colocar esse rapaz de centroavante ele desanda a fazer gols. Porém, para não precisarmos de reforços, seria bom que Raúl renovasse. Segundo o VozãoCast, o atleta está com essa renovação encaminhada. E na equipe do VozãoCast pode confiar! Portanto, por ora, sem contratações para a volância. 


MEIAS


No elenco: Leandro Canhoto, Reina, Ricardinho e Wescley.


Mais uma posição delicada. Leandro Canhoto, que veio como aposta, até demonstrou certo serviço e tem a possibilidade de renovar, porém não contaria com ele como solução dos problemas. Reina parece que tem é azar mesmo quando atua pelo Ceará. Desde que chegou, não encontrou a forma adequada, além de enfileirar lesões. Apesar de bem quando acionado, não consigo confiar também. Restam Ricardinho e Wescley, que todos conhecemos a qualidade. Com a saída de Andrigo, ficamos ainda mais dependentes dessa posição. Ricardinho, que tenho como ídolo, não faz uma boa temporada, apesar de ter melhorado seu futebol com a entrada de Wescley no time titular. Wescley vem fazendo uma boa temporada e é líder em assistências (junto com Pio e Richardson), dando 5 passes diretos para gol. Acho que precisamos de pelo menos dois meias para esse elenco. E dois meias que cheguem para brigar pela titularidade.


 ATACANTES


No elenco: Alex Amado, Arthur Cabral, Douglas Coutinho, Elton, Felipe Azevedo, Luidy, Roberto e Romário Rodrigues.


Uma coisa sobre os atacantes é certa: não podemos contar com Romário Rodrigues e Alex Amado. O primeiro devido a uma infeliz lesão no começo do ano que vai fazer com que o atleta não possa atuar até meados de setembro. O segundo também por lesão, mas principalmente por deficiência técnica mesmo. Outros que vêm mostrando serviço são Luidy e Douglas Coutinho. Coutinho, pelo menos, marcou dois gols recentemente, apesar de ainda estar atuando abaixo. Roberto mostrou que poderá ser útil. Felipe Azevedo parece ter uma zica que não sai, apesar de ter marcado um golaço (alô alô Prêmio Puskas) no último jogo e seu futebol vir melhorando. Sabemos que ele tem joga muita bola, assim como Ricardinho. Elton vem bem também, será bastante importante. Porém o destaque fica por parte de Arthur Cabral. O jovem centroavante, que já teve até postagem aqui no blog, está jogando DEMAIS. É o nosso 9. Acho que precisamos de 2 atacantes de velocidade e outro centroavante, visto que são posições que também possuem grande rodagem. 


Site oficial do Ceará SC
Site oficial do Ceará SC

Ricardinho e Felipe Azevedo: sabemos que jogam muita bola e vêm crescendo.


CONTRATAÇÕES


Resumindo as posições, acho que precisaríamos de 7 reforços: 1 zagueiro, 1 lateral direita, 2 meias e 3 atacantes. Claro que nos desfaríamos de alguns atletas, pois já temos 34 atletas no atual elenco. Como o campeonato que está por vir é longo e de altíssimo nível, acho que o número de jogadores deve girar entre 35 e 37. Foram ventilados alguns nomes, mas nossa diretoria é do tipo come-quieto. Quando ninguém espera, o Vozão anuncia um nome de alto nível, como foi com Felipe Azevedo, por exemplo.  Como sei que o torcedor gosta de especulações, ouvi falar de algumas, mas NENHUMA CONFIRMADA até o momento. Velhos conhecidos da torcida tomaram força por motivos diversos, assim como nomes novos.


Felipe Silva, o "Baxola", foi especulado, mas acho bem difícil por se tratar do principal jogador do Sanfrecce Hiroshima, time que disputa o título no Campeonato Japonês. Outro no futebol asiático é Marinho, que comentou num vídeo do Ceará se faltava ele aqui. Não sei porque o menino Di Marino brinca assim com meus sentimentos. Ambos seriam excelentes contratações, porém bem difíceis de concretizar.


Lima, que a priori seria utilizado no Grêmio, não vem sendo muito aproveitado. Leandro Carvalho foi outro que Chamusca disse que gostaria de contar no elenco, mas aparentemente Alberto Valentim conta com ele no Botafogo. Outros que poderiam ser bons nomes, principalmente Lima.


Thomás, meia, assim como Capa, lateral esquerdo, foram dispensados do Sport e pintaram como nomes aqui, principalmente o meia. Para mim, bons nomes, mas como não vejo necessidade na lateral esquerda, ficaria apenas com Thomás. 


Site oficial do Ceará SC
Site oficial do Ceará SC

Tem espaço pra você no Vozão, sim, Marinho!


E você, torcedor, contrataria quantos jogadores para o Vozão? Dê o seu pitaco!