Mesmo sem a vitória, o Ceará foi excelente e segue firme na luta contra o rebaixamento

Infelizmente a vitória não veio. Pra quem vê de fora, pode parecer que o Ceará foi mal devido a isso. Muitíssimo pelo contrário, foi uma atuação de gala do Alvinegro. Bola na trave, chutes perigosos, Vanderlei operando milagre atrás de milagre, gols desperdiçados e um empate no final com um gol achado do Santos, que nada fez durante praticamente todo o jogo. O futebol, por vezes, não é justo. Ontem foi um desses casos, mas nada que desanime. Nada disso. A partida que fizemos dá um alento ao torcedor de que o time está encaixando cada vez mais e tem totais condições de reverter o quadro que antes parecia irreversível.


Defensivamente, novamente o Ceará foi praticamente impecável. O fortíssimo ataque do Peixe, que conta com o menino de ouro Rodrygo e o excelente Bruno Henrique, nada criou no primeiro tempo. No segundo chegou em um ou outro lance, sendo o principal uma defesaça de Éverson. Éverson, aliás, pode ter falhado no gol, mas fez uma partida novamente quase perfeita. Seguro quando acionado, o arqueiro até tentou a sorte em cobrança de falta que levou perigo a Vanderlei. Não se deixa abater pelo jogo de ontem, guerreiro. Estamos todos com você.


Mauro Jefferson / cearasc.com
Mauro Jefferson / cearasc.com

Éverson em bela cobrança de falta: a torcida está contigo, paredão


Lisca colocou novamente Fabinho na lateral para cobrir os avanços de Bruno Henrique e por vezes funcionou. O volante/lateral fez outra boa partida, apenas poderia ter cruzado melhor em alguns lances na frente. Mas acontece. Se ninguém ouviu falar de Rodrygo no jogo, isso se deve a (mais uma) excelente partida de João Lucas. Tiago Alves agarrou a braçadeira de capitão e vem sendo primordial nessa retomada com excelentes atuações e a partide de Luiz Otávio ontem foi monstruosa. O zagueiro foi perfeito.


Se a defesa foi bem, muito se deve às atuações de Richardson e Edinho. Richardson fez mais uma excelente partida, irretocável. Aliás, você falar que Richardson fez uma excelente partida está se tornando pleonasmo. Já Edinho teve uma melhora considerável e fez a sua melhor partida com a camisa alvinegra. Muito bem também.


Devido a desgaste muscular, dois titulares não iniciaram a partida ontem: Cardona e Leandro Carvalho. Seus substitutos foram Felipe Azevedo e Calyson. O primeiro teve nova atuação discreta, não conseguindo desempenhar quase nenhuma jogada importante. Já Calyson teve bom papel tático e foi importante no lance que originou o gol de Arthur com belo passe para Leandro Carvalho, que entrou no segundo tempo e sentiu o desgaste logo em seu primeiro lance, por isso não acho justo analisá-lo. Entretanto, Calyson perdeu três oportunidades claríssimas que poderiam ter nos dado a vitória. A tendência é que o atleta melhore e seja bastante útil. Ao final, ele deu lugar a Luidy, que jogou apenas 9 minutos.


Juninho Quixadá continua calando os críticos. Mesmo desgastado, o meia atacante foi ao jogo como titular e, enquanto aguentou, fez mais uma boa partida. Em bela jogada, ele encobriu o goleiro adversário, porém a bola beijou o travessão. O pior é que foi no mesmo lado em que Quixa já havia acertado o poste contra o Fluminense. Aquela trave tá de sacanagem. Ricardinho entrou em seu lugar e merece um parágrafo exclusivo.


Que grata surpresa a entrada do R8. Combatente, corredor, criando chances. Lembrou o Ricardinho que estamos adaptados. Claro que foram só 30 minutos, mas o que passou foi que nosso maestro pode estar voltando. Como é bom rever você jogando bem novamente, ídolo!


Para finalizar a análise, precisamos falar do Rei Arthur. O atacante fez a melhor partida na Série A, quiçá a melhor de sua carreira. Ontem, ele aguentou o jogo todo e parece vir corrigindo o que já apontei aqui sobre precisar aprender a "correr certo". Nas disputas pelo alto, Arthur não perdeu uma sequer, assim como carregando a bola o menino parecia um "tanque de guerra", arrastando tudo que via pela frente. Ua excelente atuação, digna de um grande centroavante. Deu gosto ver jogar, e o cria foi coroado com mais um gol. Voa, King!


Mauro Jefferson / cearasc.com
Mauro Jefferson / cearasc.com

Arthur fez a melhor atuação da carreira


Lembro a todos que nossa luta continua e que sábado já tem jogo novamente, dessa vez contra o Atlético-PR, outro concorrente direto. Primordial conseguirmos nova vitória no PVzim, que ontem recebeu belo público de mais de 18 mil espectadores. Convoco a torcida para que estejamos lá novamente empurrando nosso Vozão. #JuntosPodemosTudo


Mauro Jefferson / cearasc.com
Mauro Jefferson / cearasc.com

Sábado já tem caldeirão de novo