Quem fica e quem sai no Chelsea? – Parte I

A temporada terminou e o Chelsea conseguiu levantar um troféu no apagar das luzes. A importância da Copa da Inglaterra é bastante relativa ao passo que a vaga para a Champions não foi conquistada. Todavia, título é título, meus amigos e não há motivos para não ter aproveitado a final de sábado, ainda mais depois de ganharmos um em cima de um dos grandes rivais dos Blues na Inglaterra.


Antes de falar no provável novo técnico, ao que tudo indica será Maurizio Sarri, do Napoli, vou fazer um mini-review dos jogadores na temporada 2017/2018 e uma projeção para o mercado de verão europeu. Este texto falará sobre os goleiros. Os próximos falarão sobre defensores, meio de campo e atacantes.


Goleiro – #13 Thibaut Courtois - 26 anos


Titular do gol do Chelsea, Courtois teve, provavelmente, a temporada menos agradável para a maioria dos torcedores Blues. Seu desempenho não foi tão regular, como nas últimas. Na Champions League, por exemplo, falhou em dois gols contra o Barcelona no Camp Nou, o que motivou muitas críticas por parte da torcida.


Na Premier League, jogou 35 partidas, uma a menos do que na última temporada. Seu percentual de defesas em chutes também caiu de 71% para 69%. Apesar de ter sido mais exigido, tomou mais gols também: foram 34, contra 28 do ano campeão.


Desempenho à parte, o clube de Abramovich tem um grande problema para resolver na atual janela de transferência: o contrato do belga termina no dia 30/06/2019, o que dá a equipe azul a obrigação de renovar com o arqueiro ou vender por um preço justo. A importância de Thibaut não pode ser negada, o goleiro é o titular absoluto do Chelsea e tem tudo para continuar sendo por mais alguns anos.


Tempo de contrato: até 30/06/2019.
Importância dentro do elenco: ★★★★★
Valor no mercado: £54.00m.


Getty Images
Getty Images

Courtois teve uma temporada irregular, mas é titular absoluto


Goleiro – #1 Willy Caballero - 36 anos


Contratado para ser reserva de Courtois, o goleiro de 36 anos cumpriu bem o seu papel. Apesar de ter falhado contra o Huddersfield pela Premier League em um jogo decisivo, em que saiu mal do gol, o argentino teve ótimo custo-benefício em uma temporada mediana dos Blues.


Na FA Cup, por exemplo, não participou da final, mas foi crucial na campanha do título. Quando enfrentamos o Norwich, em nossa estreia dentro da competição, na terceira rodada, tivemos que jogar duas vezes e se nos classificamos foi porquê o argentino pegou o primeiro pênalti na cobrança de pênaltis entre as duas equipes. 


Com contrato até a próxima temporada, e tendo participado de 13 jogos na atual, o camisa 1 é presença certa no banco do Chelsea para 2018/2019.


Tempo de contrato: até 30/06/2019.
Importância dentro do elenco: ★★★✩✩ 
Valor no mercado: £900k.


Getty Images
Getty Images

Caballero mostrou ser um reserva confiável


Goleiro – #37 Eduardo - 35 anos


No Stamford Bridge há dois anos, Eduardo sempre ocupou a posição de segundo goleiro reserva. Primeiro, ele foi reserva de Courtois e Begovic. Depois, de Courtois e Caballero.


Sem entrar em campo nesta temporada, sua presença para o ciclo 2018-2019 é uma incógnita, visto que o seu contrato termina no próximo mês. Cabe ao Chelsea refletir se é válido renovar com o experiente português ou se vale a pena ocupar este posto com alguém da nossa base, que seria a melhor alternativa na visão deste blogueiro.


Tempo de contrato: até 30/06/2018.
Importância dentro do elenco: ★✩✩✩✩
Valor no mercado: £900k.


No próximo texto, uma análise mais detalhada dos alas e dos zagueiros do Chelsea.


Sem explicação: As últimas modificações no mercado de treinadores deixaram o Chelsea sem muito espaço de manobra. Todavia, com a chegada de Ancelotti ao Napoli, a tendência é que a saída de Sarri seja tranquila. Apesar das questões contratuais a serem resolvidas com Conte e, provavelmente com Sarri, a possível definição do novo treinador está demorando demais.


Em tempo: A gente sabe que você também tem o sangue azul. Apoie o Chelsea Brasil e ajude a escrever a nossa história! Link direto para a campanha: https://goo.gl/6AAUzD.


Dica de blue: Lá no Chelsea Brasil também está rolando mais um Processo Seletivo. Já conferiu como participar? Clica aqui e não perde essa chance. Partiu!


Corneta da semana: A indefinição do comando técnico atrapalha na busca por reforços. Tic-tac, tic-tac, o Chelsea está parado, mas o tempo não.


*Valores e tempo de contrato via transfermarkt; informações de jogos via site oficial do Chelsea