Quem fica e quem sai no Chelsea? – Parte III

As últimas notícias indicam um Chelsea completamente perdido no mercado. Estamos em junho e não há um indicativo claro de quem será o novo treinador dos Blues. A Sky Sports disse que Maurizio Sarri não será o novo técnico por questões de comportamento - o técnico foi machista e homofóbico no passado.


A outra opção, no momento, seria Laurent Blanc. Zidane? Seria mágico, mas o cenário aponta que ele espera pela Seleção Francesa. Permanência de Conte? Olha, pode acabar acontecendo. 


Enquanto o novo comandante não é confirmado, vamos para a terceira e penúltima parte do especial que analisa os jogadores na temporada. Desta vez, fomos de Kanté até Ampadu.


Para acessar a primeira parte do especial, clique aqui. Para acessar a segunda parte, clique aqui.


Meio-campistas - #7 N’Golo Kanté – 27 anos

Bicampeão da Premier League, Kanté é um dos jogadores que se salvou na temporada. Sua concentração é absurda e sua presença no meio de campo dos Blues é um dos fatores-chaves que faz com que o Chelsea tenha tanto equilíbrio nas partidas. 


Eleito o Jogador do Ano pela torcida, ele ainda tem mais três anos de contrato para continuar sendo o craque na nossa meiuca. O começo de todos os nossos ataques passa por ele.

Tempo de contrato: até 30/06/2021.
Importância dentro do elenco: ★★★★★
Valor no mercado: £54.00m.


Getty Images
Getty Images

Kanté é o rei do nosso meio de campo


Meio-campistas - #6 Danny Drinkwater – 28 anos


Uma das contratações do Deadline Day de agosto, Drinkwater assinou um contrato de cinco anos. Mais utilizado na primeira metade da temporada, o meia não se mostrou um jogador de impacto.

Com 12 aparições e apenas um gol marcado no campeonato inglês, o ex-Leicester terá que correr muito atrás de espaço com a chegada de um novo treinador. Se Conte ficar, é ainda pior, visto a ausência, inclusive do banco de reservas, na parte final da temporada.

Tempo de contrato: até 30/06/2022.
Importância dentro do elenco: ★★✫✫✫
Valor no mercado: £18.00m.


Meio-campistas - #4 Cesc Fàbregas – 31 anos

Outrora titular absoluto na época de Mourinho, Fàbregas tem visto o seu ritmo físico cair bastante, principalmente, nas últimas duas temporadas. O espanhol já não consegue sustentar uma marcação forte, alinhado a Kanté, por exemplo, no meio de campo.

Na temporada passada, perdeu espaço para Matic. Na atual, e com a mudança gradual para o 3-5-2, teve mais espaço, mas ainda sim não foi o atleta de destaque que nós já pudemos apreciar.

Em 2017-18, na Premier League, foram 32 partidas, com dois gols e quatro assistências. Já em 2016/17 foram 29 jogos com cinco gols e 12 assistências. A disparidade dos números assusta, e com o contrato do espanhol entrando na reta final, uma venda não é descartada pelo blogueiro.


Tempo de contrato: até 30/06/2019.
Importância dentro do elenco: ★★★✫✫
Valor no mercado: £27.00m.


Meio-campistas - #8 Ross Barkley – 24 anos

Foi contratado em janeiro por uma bagatela de 15 milhões de libras, mas jogou poucas vezes. Uma lesão o tirou dos gramados por quase três meses, o que atrapalhou a sua adaptação ao Stamford Bridge.

Com apenas duas aparições no campeonato inglês, uma na Carabao Cup e outra na FA Cup, Barkley não conseguiu mostrar o porquê de sua contratação. Entretanto, tem contrato até 2023 e a tendência é que com uma pré-temporada inteira ele consiga exercer o seu melhor futebol. Ou seja, a perspectiva para o futuro é promissora.

Tempo de contrato: até 30/06/2023.
Importância dentro do elenco: ★★✫✫✫
Valor no mercado: £22.50m.


Meio-campistas - #14 Tiemoué Bakayoko – 23 anos

O camisa 14 dividiu a torcida na atual temporada. De um lado, o pessoal que detesta o futebol do francês. Do outro, a galera que vê esperança em um futuro próximo. O grande fato é que a sua chegada acabou sendo tratada como o ‘substituto’ de Matic. E esse papel não caiu bem para o jovem atleta.

A primeira metade da temporada foi nervosa e errática, com um nível de jogo muito abaixo para os padrões londrinos que estamos acostumados. Porém, a partir da metade da segunda parte de 2017/2018, seu futebol cresceu e chegamos até ao ponto de gostar de suas atuações.

A tendência, depois desse período de adaptação, é ver a solidificação do bom futebol apresentado neste final de ano.

Tempo de contrato: até 30/06/2022.
Importância dentro do elenco: ★★★✫✫
Valor no mercado: £36.00m.


Getty Images
Getty Images

Bakayoko mostrou potencial de crescimento


Meio-campistas - #36 Kyle Scott – 20 anos

Com apenas 28 minutos em campo pela FA Cup, Scott é uma promessa do Chelsea. Mas seu contrato termina no ano que vem e uma definição sobre a sua permanência ou não precisa ser feita o mais rápido possível.

Tempo de contrato: até 30/06/2019.
Importância dentro do elenco: ★✫✫✫✫
Valor no mercado: Não encontrado.


Meio-campistas - #44 Ethan Ampadu – 17 anos

Ampadu tem apenas 17 anos, porém impressiona pela maturidade. Se na Premier League jogou apenas uma partida e 10 minutos, nas Copas acumulou sete confrontos e a sua versatilidade como zagueiro e volante é um dos diferenciais da sua curta trajetória como profissional.

Uma lesão o afastou da parte final da temporada. Entretanto, o seu futuro é bastante promissor com a camisa do Chelsea.

Tempo de contrato: até 30/06/2020.
Importância dentro do elenco: ★✫✫✫✫
Valor no mercado: £4.50m.


Na parte final, falaremos de Hazard e companhia.


Sem explicação: A cobertura de grande parte da imprensa, tanto brasileira como inglesa, sobre o visto de Abramovich é bizarra. Sim, o projeto do estádio foi suspenso; sim, há uma pequena chance dele vender o clube, mas não há motivo para pânico. É preciso ter calma para colocar a casa em ordem.


Em tempo: A gente sabe que você também tem o sangue azul. Apoie o Chelsea Brasil e ajude a escrever a nossa história! Link direto para a campanha: https://goo.gl/6AAUzD.


Dica de blue: Lá no Chelsea Brasil também está rolando mais um Processo Seletivo. Já conferiu como participar? Clica aqui e não perde essa chance. Partiu!


Corneta da semana: O layout do novo site do Chelsea ficou horrível.


*Valores e tempo de contrato via transfermarkt; informações de jogos via site oficial do Chelsea