Sorteio da Europa League confirma que Chelsea não deve priorizar competições

A sexta-feira (15) reservou dois sorteios importantes para o futebol europeu. Primeiro, as quartas de final da UEFA Europa League. Depois, a parte que nos interessa nesta temporada: as bolinhas de Arsenal, Napoli, Valencia, Villareal, Benfica, Slavia Praga, E.Frankfurt e Chelsea.


Curta o Chelsea Brasil em todas as redes sociais. Siga Rafael França no Twitter.

Arsenal vs Napoli; Valencia vs Villareal de um lado e Benfica vs E.Frankfurt; Slavia Praga vs Chelsea do outro estruturam, na teoria, uma vantagem para os Blues, do ponto de vista de cruzamentos até o fim do campeonato. Obviamente que no futebol a parte teórica fica de fora quando o juiz apita o começo da partida, mas é interessante notar que escapamos de pegar o Arsenal ou até mesmo o Napoli e os times espanhóis.

Com a final marcada para o dia 29 de maio, em Baku, no Azerbaijão, podemos ter a chance de ter uma caminhada tranquila nas quartas e na própria semifinal. Apesar de sermos os favoritos deste lado da tabela, é necessário confirmar dentro de campo, com boas atuações – a exemplo da vitória por 8-0 no agregado em cima do Dínamo de Kiev.

Por mais que o Slavia Praga tenha se classificado em cima do Sevilla e o seu estádio seja um caldeirão, é necessário entender que esta equipe é inferior, tecnicamente, a um Arsenal/Napoli e por isto é um adversário mais tranquilo para os Blues.


Getty Images
Getty Images

O chaveamento, em tese, ajuda os Blues


Além dos confrontos, temos que apontar que o sorteio colocado desta forma faz com que o clube de Abramovich tenha um calendário menos sofrido até o fim da temporada. A Carabao Cup já acabou, e na FA Cup perdemos para os Red Devils. Desta forma, sobraram Premier League e a Liga Europa.

As quartas de final estão marcadas para acontecerem nos dias 11 e 18 de abril – ao contrário da Champions League, tudo acontece no mesmo dia, na mesma quinta. Observando o calendário, temos o Liverpool entre as partidas da competição europeia, o que deve levar nos levar a um dilema de poupar ou não os jogadores para este duelo.

Confirmando a classificação, entramos no mês de Maio, com semifinais nos dias 02 e 09, vs Benfica ou Frankfurt. Do mesmo modo que visto nas quartas, temos o Manchester United antes do primeiro jogo da semifinal.

A sorte nos possibilitou ter, em tese, uma boa chave, podendo equilibrar escalações mistas nos dois campeonatos. Desta forma, cabe a Maurizio Sarri gerir seu elenco da melhor maneira possível. O G4 na Premier League e um final de Europa League são extremamente possíveis de acontecer