Retrospectiva 2014: os 11 textos mais lidos do ESPN FC

A nossa seleção entra em campo nos derradeiros dias de 2014. Pela ordem, os 11 textos mais lidos do ano no ESPN FC. Por coincidência, a meta é defendida por Aranha, vítima do racismo ainda enraizado no futebol brasileiro e na sociedade como um todo. As dúvidas em relação ao futuro do estádio Brinco de Ouro, a despedida de Alex e a rivalidade entre Cruzeiro e Atlético também dominaram a audiência. Vamos então à escalação completa. Boa leitura a todos. Em 2015, voltaremos a vestir as camisas pelas quais somos apaixonados.


Ivan Storti/Santos
Ivan Storti/Santos

Para Fernando Risch, goleiro também errou ao generalizar o povo gaúcho



1. Vítima, Aranha transforma indignação em preconceito
Fernando Risch, do Imortal Acima de Tudo, fala sobre o preconceito sofrido pelo goleiro do Santos, mas destaca o erro de generalizar torcida e o povo gaúcho. Caso de racismo provocou a eliminação do Grêmio na Copa do Brasil.

2. Na Justiça, Vasco deve de Viola a Oswaldo de Oliveira
Bruno Guedes, do Caldeirão Cruz-Maltino, levantou uma lista com jogadores, ex-atletas e treinadores que entraram na Justiça contra o Vasco. As dívidas representam um risco de penhoras superior a R$ 23 milhões.


Reprodução/GuaraniFC.com.br
Reprodução/GuaraniFC.com.br

Brinco de Ouro foi vendido em leilão, mas Guarani tenta embargar o negócio



3. O Brinco de Ouro, enfim, está prestes a ser vendido
Após anos de especulações, o Guarani deu um passo concreto para a venda de seu maior patrimônio. Para Alexandre Inagaki, do Guarani Enlouquece, a decisão não é a solução ideal para a desgraça financeira que assola o clube.

4. Esqueçam, Ronaldinho nunca mais jogará no Grêmio
"Lamento decepcionar quem aguardava um desfecho favorável, mas não há a mínima chance de Ronaldinho retornar ao Grêmio". Fernando Risch, do Imortal Acima de Tudo, pede aos torcedores que superem os boatos.

5. Vamos falar de complexo
Elen Campos, do CAMikaze, fala sobre o comportamento e o complexo do torcedor cruzeirense desde que o Atlético Mineiro ganhou a Taça Libertadores. Para ela, Galo é a maior e a melhor torcida de Minas Gerais.


Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Com exclusividade, jogador elegeu seus 10 jogos inesquecíveis com a camisa celeste



6. Alex aponta seus 10 jogos inesquecíveis pelo Cruzeiro
Exclusvo no ESPN FC. Alisson Guimarães, do Trem Azul, pediu a Alex que listasse suas 10 partidas memoráveis vestindo a camisa do Cruzeiro. Jogador, que encerrou a carreira no final do Brasileirão, justificou cada escolha.

7. Quando o Bayern trouxe Götze em vez de Neymar
Se dependesse de Pep Guardiola, Neymar seria hoje jogador do Bayern de Munique. Bruno Secco, do Bayern a Secco, explica por que a negociação fracassou e o Gigante da Baviera acabou trazendo Götze para o seu lugar.

8. Líder, Cruzeiro tem mais pontos que em 2003 e 2013
Frank Martins, do Heroico e Imortal, destacou a ótima campanha do Cruzeiro, que terminou com o bicampeonato brasileiro. A Raposa fechou a competição com 80 pontos, recorde na era dos pontos corridos.

9. O que realmente quer Aranha?
Ele de novo! Fernando Risch, do Imortal Acima de Tudo, novamente abordou o caso Aranha. Para o autor, não ficou claro as intenções reais do goleiro e o combate ao preconceito acabou se perdendo no conflito da pessoalidade.


Reprodução
Reprodução

Homenagem para uns, provocação para outros. O Grenal não para nunca



10. Quando a grandeza do maior rival se esvai
O homem estava impossível. O 'poker' do Fernando Risch, do Imortal Acima de Tudo, se deu diante de mais uma polêmica. O blogueiro classificou como minúscula a atitude do Internacional ao provocar o Grêmio em homenagem a Fernandão.

11. Atlético é campeão, mas o Cruzeiro ainda é muito maior
Para Alisson Guimarães, do Trem Azul, o Cruzeiro pagou caro por ser o melhor time do país, mas não há dúvidas: o título do rival na Copa do Brasil não muda em nada a disparidade da rivalidade em Minas Gerais.