Guia ESPN FC do Torneio de Manaus

Por Bruno Guedes, Caíque Toledo e Matheus Meyohas


Começa na próxima quarta-feira o mais novo torneio de pré-temporada do Brasil. O Torneio de Manaus* reúne três das quatro maiores torcidas do Brasil, num triangular disputado na capital amazonense. Os jogos acontecerão na Arena da Amazônia, e promete ser o pontapé inicial da temporada 2015 do futebol profissional do país.

Flamengo, São Paulo e Vasco da Gama jogam entre si, em turno único, e quem pontuar mais leva o primeiro título (podemos chamar assim?) da temporada. As regras são bem simples: cada vitória vale três pontos. No caso de empate, haverá uma disputa de pênaltis, e o vencedor leva dois pontos, enquanto o perdedor fica com um.

O torneio começa com um Clássico dos Milhões, nesta quarta, às 22h (horário de Brasília), quando Flamengo e Vasco se enfrentarão pela primeira vez desde a final do Campeonato Carioca de 2014. Dois dias depois, é dia do Cruz-Maltino medir forças com o São Paulo, o único dos participantes que está na Libertadores, às 22h (horário de Brasília). Por fim, o Tricolor Paulista pega o Flamengo, às 17h (horário de Brasília), para fechar a competição em grande estilo.


Divulgação/Super Series
Divulgação/Super Series

Os três duelos do torneio


Arena da Amazônia: sem pau de selfie, mas com muito calor


O torneio terá como sede a bela Arena da Amazônia, um dos estádios construídos para a Copa do Mundo, que no torneio tinha capacidade para 39.118 pessoas. Favorito ao posto de principal "elefante branco" do país, a instalação manauara até que tem se virado bem, apesar da postura arrogante de alguns políticos, atraindo jogos da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Para tornar o Torneio de Manaus e a Arena da Amazônia ainda mais simpáticas, a organização proibiu o pau de selfie (É PARA GLORIFICAR DE PÉ, BLOGUEIROS) nas arquibancadas, por questões de segurança. A maior preocupação dos clubes deverá ser o calor na capital do Amazonas, já que as temperaturas devem passar dos 30ºC, com sensação térmica beirando os 40ºC. Além disso, a alta umidade do ar deverá exigir bastante dos atletas neste início de temporada.


Getty Images
Getty Images

Palco de Itália e Inglaterra na Copa, Arena da Amazônia receberá torneio de pré-temporada


Flamengo, por Matheus Meyohas do Deixou Chegar


Depois de empatar por 0 a 0 com o Shakhtar Donetsk, o Flamengo se dirige à Manaus para a disputa do triangular. Com um time renovado de confiança e provavelmente a maioria da torcida no estádio, terá seus dois primeiros jogos com um nível de cobrança um pouco maior na temporada. Os clássicos contra Vasco e São Paulo chamarão a atenção da torcida.

Eles servirão também para detectar se o elenco está progredindo no entendimento do novo sistema de jogo proposto por Vanderlei. Com muita velocidade, movimentação e troca de posição, o esquema tático montado pelo técnico exige compreensão tática e entrosamento muito apurados. O título seria bacana, pode ajudar a abrir a temporada com uma atmosfera mais leve, mas o essencial é observar como o time vai se comportar dentro de campo.

Time-base: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir e Anderson Pico; Cáceres, Canteros e Eduardo da Silva; Everton, Gabriel e Marcelo Cirino. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Reforços: Pará-LD (Grêmio), Bressan-ZAG (Grêmio), Thalysson-LE (ASA), Arthur Maia-MEI (América-RN) e Marcelo Cirino-ATA (Atlético Paranaense).

Expectativa: o Flamengo deve fazer um bom papel na competição. O clássico contra o Vasco pode ser disputado, embora haja uma grande disparidade entre os dois elencos (mesmo o do Flamengo sendo para lá de modesto). Uma vitória na estreia, ainda que nos pênaltis, daria ao Fla a condição de decidir numa espécie de final contra o São Paulo no jogo de domingo, o que seria muito interessante. O rubro-negro, ao fim das contas, deve fazer duas partidas equilibradas.

Palpite do blogueiro: 1º São Paulo, 2º Flamengo, 3º Vasco.


Gilvan de Souza/Flamengo
Gilvan de Souza/Flamengo

Eduardo da Silva deve estar entre os titulares na competição


São Paulo, por Caíque Toledo do SPFC da Depressão


Voltamos, depressivos. Vamos até Manaus enfrentar Vasco e Flamengo em um torneio amistoso, e enfrentar 50º na sombra em vez dos 37º que estão aqui em Sampa. Nosso time é praticamente a mesma coisa do ano passado, com três pesares: Kaká foi embora, Bruno e Carlinhos são nossos laterais e Edson Silva ainda é nosso zagueiro. Chateadíssimo.

Serão nossos primeiros testes esse ano e vamos tentar aproveitar a rivalidade dos cariocas pra observarmos nosso time. Espero que a gente ganhe as duas partidas mas que também fique claro pra diretoria que ainda temos carências pra jogar a Libertadores. Se perdermos não é motivo pra alarde (mentira, perder pro Vasco é preocupante) e se ganharmos não é motivo pra se empolgar (ganhar do Flamengo é normal, não esqueçam). Vamos nos divertir e xingar os passes errados do Michel Bastos pela primeira vez na temporada.

Time-base: Rogério Ceni, Bruno, Rafael Toloi, Edson Silva e Carlinhos; Denílson, Souza, Michel Bastos e PH Ganso; Alan Kardec e Luis Fabiano. Técnico: Muricy Ramalho

Reforços: Bruno-LD (Fluminense), Breno-ZAG (Sem Clube), ) Carlinhos-LE (Fluminense), Thiago Mendes-MEI (Goiás), Daniel-MEI (Botafogo), Jonathan Cafu-ATA (Ponte Preta) e saída do Osvaldo-ATA (Al Ahli).

Expectativa: tem que ganhar, porra. Não por ser 'campeonatinho', não por serem dois adversários do Brasileiro, mas porque a gente tem que ganhar tudo sempre. Claro que vai estar um calor absurdo, que é pré-temporada, e que eu só vou cornetar porque a corneta não tem nem limites nem horário. Mas é pra vencer os dois jogos. Primeiro porque nosso time é melhor que os outros dois. Segundo porque o Flamengo até esses dias tava querendo o Jadson (não, para nossa surpresa ele não está aposentado), então não dá pra levar a sério. O Vasco? Bem, o zagueiro dos caras é o Aislan...

Palpite do blogueiro: 1º São Paulo, 2º Flamengo, 3º Vasco.


Divulgação/São Paulo FC
Divulgação/São Paulo FC

Elogiado por Muricy, Luis Fabiano espera um ano com mais gols; se tiver menos cartões também a gente agradece


Vasco da Gama, por Bruno Guedes do Caldeirão Cruz-Maltino


O Gigante da Colina, que disputará os dois primeiros jogos do Torneio de Manaus, chega para a disputa em meio a desconfiança de boa parte da torcida, já que os reforços que chegaram não animam. Os duelos com Fla e São Paulo serão bons testes, depois que o time perdeu em jogo-treino para o Volta Redonda, no domingo, por 1 a 0.

O elenco estreia em um clássico regional, sob pressão, diante das constantes declarações do presidente Eurico Miranda, de que o duelo é um campeonato à parte. Assim, resultado positivo contra o rubro-negro pode ser supervalorizado, e já um revés pode conturbar o ambiente precocemente.

Time-base: Martín Silva; Jean Patrick, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazú, Sandro Silva, Montoya, Marcinho e Bernardo; Rafael Silva. Técnico: Doriva.

Reforços: Mádson-LD (Bahia), Bruno Ferreira-LD (Portuguesa), Aislan-ZAG (Madureira), Christiano-LE (Vila Nova-GO), Érick Daltro-LE (Olaria), Jean Patrick-VOL (Luverdense), Lucas-VOL (Macaé), Victor Bolt-VOL (Madureira), Marcinho-ME (Vitória), Índio-ME (Santos), Julio dos Santos-ME (Cerro Porteño), Érick Luiz-ATA (Olaria) e Romarinho-ATA (Brasiliense).

Expectativa: apesar do período longo de treinos, é difícil imaginar o Vasco saindo com vitória, pelo menos ao fazer comparação entre elencos. A competição, no entanto, pode servir para testar a disposição deste novo time, já que isso foi um aspecto bastante negativo nos últimos anos.

Palpite do blogueiro: 1º São Paulo, 2º Flamengo, 3º Vasco.


Marcelo Sadio/vasco.com.br
Marcelo Sadio/vasco.com.br

Guiñazú estará em campo em Manaus, apesar da morte do pai






* A competição amistosa disputada a partir desta quarta-feira se chama Super Series, mas nós, blogueiros do ESPN FC, somos contrários a gourmetização do futebol, então, por aqui, ela será chamada apenas de Torneio de Manaus.