Berardi, o 9º melhor do mundo

A Gazzetta dello Sport publicou um infográfico com os 60 melhores jogadores sub-20 do planeta. O jornal italiano colocou Domenico Berardi, atacante da Juventus em co-propriedade com o Sassuolo, na 9º colocação.


Mas por que raios Berardi está nesta lista?


O extremo nascido em 1994 tem dado o que falar em sua segunda temporada como profissional. Achado numa partida de cinco contra cinco na universidade do irmão, há quatro anos, Berardi fez com que todos arregalassem os olhos ao marcar quatro gols na histórica virada dos neroverdi contra o Milan, em janeiro. Ele é o segundo jogador mais jovem a fazer esta quantidade de gols numa só partida.


Berardi é o 10º goleador da Serie A 2013-14, com 12 tentos - empatado com Cerci (Torino), Callejón (Napoli) e Paulinho (Livorno). Um de seus pontos fortes é exatamente a capacidade de conclusão. Aos 19 anos, ele tem 51% de aproveitamento em finalizações, de acordo com o site Squawka. Uma comparação grosseira? Cristiano Ronaldo está com 53%. Seu posicionamento é de um ponta-direita - são gigantes, os parelelos traçados entre o jovem do Sassuolo e Robben - e um segundo atacante, como Tévez.


Giuseppe Bellini/Getty Images
Giuseppe Bellini/Getty Images

Marcar quatro gols no Milan não é para qualquer um


Mesmo jogando com apenas dois jogadores mais ofensivos, a Juventus pode readaptar o esquema para a inclusão de Berardi. Antonio Conte, quando foi contratado, queria utilizar o 4-2-4 do Siena. Não conseguiu porque os pontas não o agradaram. Krasic e Elia não contribuíam defensivamente; Pepe é de vidro. Berardi, por sua vez, gosta de marcar. Ele sempre é visto combatendo o lateral ou meio-campista adversário à direita da defesa.


Pensando friamente, Conte não irá mudar o esquema tático por um jovem jogador. Ele não mudou para Pogba! Sem problemas, afinal Berardi pode ser o suplente de Tévez, ajudando mais que Giovinco ou Quagliarella.


A Juve comprou 50% dos direitos de Domenico Berardi por 4,5 milhões de euros com contrato até junho de 2018. O jovem está no trio de grandes promessas do ataque da Signora, composto também pelos emprestados Gabbiadini e Zaza.


Alguns comentários são até exagerados sobre Berardi, é verdade. Mas ainda não veio alguma figura (Antonio Conte) falar que Lanzafame é melhor que Cristiano Ronaldo.


_
Veja a lista completa dos melhores sub-20 no blog do Gian Oddi.