Firmino Futebol Clube

Para delírio de um amigo da nossa Fanpage Liverpool FC Brasil, hoje quero falar um pouco de Roberto Firmino.


Não concordo com torcedores reds que ficam felizes em ver Bobby no banco de reservas da Seleção Brasileira. Queria que ele arrebentasse no time de Tite, para calar a boca de muita gente que desdenha do jogador do Liverpool e não conhece o futebol moderno que nosso 9 há tempos pratica. Para esses amistosos da Data Fifa, sem Neymar, lesionado, na minha cabeça Firmino seria um dos pilares do time titular brasileiro. Ledo engano. Jogam outros...


A comparação com Gabriel Jesus, no meu modo de ver, é descabida. Enquanto o camisa 33 do Manchester City tem um estilo de filho de político (sempre bem colocado), fazendo a maioria dos seus gols quando a meta já está escancarada, num rebote ou num passe preciso dos seus excelentes companheiros, Firmino é um dos jogadores mais inteligentes taticamente que vejo na Europa hoje #SemMimimi. Um centroavante que rouba mais bolas que os volantes, que com poucos passes desmonta defesas adversárias, é técnico a ponto de engolir seu marcador no 1x1, tem um fôlego de ouro, com um simples tapa na pelota abre as jogadas e ainda sabe finalizar.


Getty Images
Getty Images

Briga pela 9 amarela: FirMITO x Jesus


Não que Gabriel é ruim. Quem sou eu para falar que Jesus não tem talento (heresia, diria o Padre da igreja do meu bairro!)... Só acho que ele não tem um algo a mais para decidir um jogo difícil para a seleção canarinho (teremos duas chatices já na fase de grupos, Suíça e Sérvia).


Sei que sou um graaaande fã do alagoano estiloso. E que isso pode, é claro,  prejudicar minha visão dos fatos. E que Gabriel Jesus foi campeão brasileiro pelo Palmeiras há 2 temporadas e arrebentou nas Eliminatórias, o que induz a imprensa brasileira, em sua maioria, a confiar mais nele. Já Firmino é desconhecido por aqui. Jogou meia dúzia de jogos pelo Figueirense e se pirulitou para o Hoffeinheim, da Alemanha. Mas daí ao fato de colocar ele no mesmo saco de Jô, Diego Souza e William José, me incomoda.


Jurgen Klopp pode ter muitos defeitos, mas não é bobo de bola. Há algum tempo, numa entrevista coletiva, se perguntou, indignado, como a Seleção Brasileira sobrevivia sem Roberto Firmino entre seus 11 titulares.


A resposta Jurgen, teremos em alguns meses. Na Rússia.


#YNWA #BobbyFirMITO #FirMONSTRO