A contratação de Dalot e a postura positiva do United no mercado

O United segue agindo com rapidez na janela e nesta manhã confirmou a contratação de Diogo Dalot, lateral-direito que estava no Porto. O valor desembolsado por seus direitos beira os 19 milhões de libras, muito aceitável considerando o estado atual do mercado e a possibilidade clara de rendimento por várias temporadas. No entanto, ele tem apenas 19 anos e precisaremos ter calma com seu desenvolvimento, entendendo ainda mais os eventuais altos e baixos de um processo de adaptação.


ESPN.com.br | Manchester United acerta contratação de lateral português 'prodígio'; conheça


O português foi destaque absoluto em praticamente todos os torneios de base que participou, seja com o clube ou na seleção. Atraia os olhares de scouts da Europa inteira, tanto em forma de interesse concreto quanto a admiração por seu talento. Esse salto para um gigante da Inglaterra, que pode ser visto como precoce para alguns, não surpreende os fãs de youth football. Por outro lado, seria ilusório levar em conta apenas a capacidade do atleta e ignorar o fato de que o mesmo fez apenas sete partidas pelo time principal.


Reprodução/Manchester United
Reprodução/Manchester United

Ao contrário de Fred - que está focado na preparação para a Copa -, Dalot teve um anúncio completo pelo clube


E foram majoritariamente cobrindo as ausências de Alex Telles na esquerda, inclusive em um compromisso de Champions League contra o Liverpool. Mas se engana quem pensa que o retorno foi típico de um inexperiente; a transição para o primeiro nível em terras ibéricas foi natural, caracterizada por atuações seguras no ataque e na defesa. Bem desenvolvido fisicamente, Dalot consegue sempre estar um passo à frente do adversário e se coloca em ótimas posições.


Tem a habilidade e o drible de um ponta e cruza com precisão - esperem uma busca (e acerto) constante pelos cabeceios de Lukaku dentro da área. É sólido no desarme e na interceptação, mas ainda precisa evoluir em uma marcação mais postada, em linhas baixas e menor agressividade. Mourinho entende como poucos desses elementos e, se abriu a carteira pelo jogador, quer dizer que confia em moldá-lo e fazê-lo prosperar em alguns atributos específicos.



Curta o Old Trafford Brasil no Facebook



A expectativa é que o garoto faça Valencia trabalhar mais (e o desbanque com naturalidade) para manter sua titularidade, incontestável na última campanha pela falta de opção. Em rendimento, o equatoriano passou longe de impressionar e um upgrade era necessário. E veio. Não se olharmos pelo lado da consolidação como um profissional de alto nível, mas a pura qualidade. Eu teria apostado minhas fichas em um prospecto mais desenvolvido como Odriozola ou Cancelo, mas, se tudo correr bem, Dalot estará no mesmo patamar - ou acima - de ambos.



Falei mais sobre o perfil do novo reforço aqui, ainda quando as primeiras especulações nos pegaram de surpresa. Isso foi na semana passada e, oito dias depois, estamos falando do então alvo como segunda aquisição do clube. É outro provável sinal da convicção do treinador nessas peças e a vontade por preparar um time apto a definitivamente brigar no topo em 18/19. O que ele fará nos campos de treinamento ninguém pode prever, mas a intenção existe e alguns acontecimentos a corroboram.


Além das próprias declarações em coletivas de imprensa, se vê um Jose indo atrás de encaixe para o conjunto, não apenas nomes aleatórios. Diogo teve certa queda de desempenho em algumas formações e sempre se sentiu confortável no 4-3-3; da mesma forma, Fred tem todas as características de um meia 'balanceador' nesse sistema. Se o progresso nas quatro linhas decepcionou ao fim de 17/18, podemos ao menos identificar um caminho sendo seguido - em alguns aspectos.


ESPN FC | O que a contratação de Fred implica no United?


Já é alguma coisa. Agora, esperar pelo desdobramento dos casos Alex Sandro e Toby Alderweireld - ainda não teve proposta, apenas sondagem e a declaração do interesse. Os jogadores estariam super abertos a uma vinda para Old Trafford e, atingindo os valores certos, o United pode ter reformulado alguns setores do elenco em pouco tempo. O que acharam do último reforço e da janela de transferências até o momento?