A SPAL e uma lembrança dos tempos sombrios do Milan

Ao contrário de muita gente por aí, a década de 1980 não foi só de flores, música boa, cabelos ruins, brinquedos assassinos e Crises nas Inifinitas Terras e Guerras Secretas. Apesar do final dessa década e o começo da seguinte serem carregados de boa lembranças e suspiros AIN QUE SAUDADES DAQUELE MILAN, pouca gente fala sobre o começo dela, sobre os anos que todo milanista quer esquecer: as eras Gaetano MorazzoniGiuseppe Farina, o episódio Totonero e as duas quedas à Serie B.


Se você, milanista de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos e tantas jornadas não conhece esse período nefasto de nosso clube, recomendo uma boa pesquisa e uma lida rápida no texto do link aqui embaixo.



Leiam também: Time grande não ca.. oh, wait



A verdade é que muitos querem deixar para trás essa época e só lembrar da parte boa dessa década, justamente após a venda para Silvio Berlusconi. Todavia, o adversário dessa rodada é um justo e enorme lembrete de um passado que não pode e nem deve ser esquecido.


Getty Images
Getty Images

Esse distinto SENHOR lembra bem disso


Nesse sábado, o Milan viaja à Ferrara, cidade da região de Emilia-Romagna, não muito longe da Lombardia, para enfrentar a SPAL - acrônimo de Società Polisportiva Ars et Labor - em busca de retomar o caminho das vitórias e chegar mais perto da vaga para a Europa League da próxima temporada. Enquanto o capeta amargura a 8ª colocação na tabela, os spallini lutam para se manterem na Serie A com apenas 17 pontos e na 8ª posição. Não é a situação atual do adversário e anfitriões no estádio Paolo Mazza que faz lembrar a ida do Milan para a segunda divisão italiana, e sim o histórico do confronto entre os dois times.


A última vez que o rossonero subiu no gramado do Paolo Mazza foi em 12 de Abril de 1981, em partida válida pela 29ª rodada da Serie B da temporada 1980-1981, aquela em que o Milan foi obrigado a disputar como punição pelo envolvimento no Totonero, um escândalo de manipulação de resultado. O resultado foi uma vitória magra por 2-1, com direito a uma doppietta de Roberto Antonelli, pai do lateral esquerdo Luca Antonelli, o atual #31 do time.



A temporada acabou com o título do Milan, algo que você não escuta nenhum torcedor mencionar com orgulho, principalmente porque o único time que ainda não teve a experiência de jogar a Serie B até hoje é justamente a Internazionale. Todavia, o passado está aí para nos lembrar que se você acha esse Milan ruim, já houve time muito pior. Já houve um Diavolo campeão da Serie B que, na temporada seguinte, foi rebaixado novamente, agora no campo.


- Curtinhas - 


Kalinic não foi convocado por Gattuso para a partida de amanhã por precaução médica. Tomara que isso seja uma mentira deslavada e o técnico nunca mais escale esse croata.


Na entrevista coletiva, Gattuso afirmou que André Silva precisa fazer mais para ser titular, praticamente confirmando Cutrone no comando do ataque. Ainda, Gennarino disse que Suso não pode jogar todas as partidas da temporada e que deve fazer algo sobre isso em um futuro próximo.