Milan: A construção do time para a próxima temporada começa agora - Parte 3

Se acalmem. A situação calamitosa sobre o clube, o seu Li, a UEFA e a grana que nunca chega será assunto de um próximo texto. Vamos terminar primeiro a série de montagem e desmontagem do time de Gattuso para a próxima temporada e dessa vez vamos ao setor mais precário e preocupante.


O setor ofensivo aqui embarca os atacantes de ofício e os pontas esquerdos e direitos que o Milan têm em seu plantel. Assim, são eles: Fabio Borini, Hakan Çalhanoğlu, Jesus Suso, Patrick Cutrone, Nikola *cospe no chão* Kalinic e André Silva. Isso mesmo, são 3 pontas e 3 atacantes, sendo que todos jogos marcaram parcos 32 gols na Serie A, ou menos de um gol por rodada e são seis jogadores para dividir a conta. Em outras palavras, para um time que jogar com um tridente ofensivo, é inegável que esse foi o ponto fraco do time.


Getty Images
Getty Images

- URGH, sai daqui!


Além da pouca produtividade, o que afetou também o trabalho de Gattuso foi a falta de reservas com a mesma qualidade técnica que Hakan e Suso. O turco e o espanhol, nas vezes que ficavam indisponíveis, era frequentemente substituídos por um Borini esforçado, porém fraco tecnicamente, ou por um Cutrone improvisado, que dava uma outra cara ao time. Aliás, a surpreendente subida de produção do atual camisa 10 rossonero deu novamente a sensação de uma dependência quase total dele para que o time atuasse bem, para ser generoso.


Levando em consideração os rumores mais repetidos do calciomercato, devemos acreditar que Borini tem grandes chances de se mandar de volta para a Premier League, Kalinic e André Silva podem estar de saída, sendo o croata de forma definitiva e o português por empréstimo, e Suso pode se tornar o sacrifício financeiro da vez, sendo cedido ao Napoli por alguns milhares de Euros para equilibrar as contas. Por sua vez, mesmo que relutante, Carlinhos Bacca pode retornar ao Milan caso os espanhóis do Villarreal não cheguem a um acordo acerca de um descontinho na contratação do colombiano.


Getty Images
Getty Images

- Fazer 20 gols na temporada? Deixa comigo!


Neste caso, Gattuso vai arrancar mais ainda os cabelos pois sem grana e sem pontas, seu esquema base está em risco. Talvez com a ajudinha de Mirabelli, nosso Rhino precisa desesperadamente de um reserva com as mesmas características para Hakan, dar um jeito de convencer Suso e Borini a permanecerem mesmo sem a Europa League, se livrar de uma vez de Bacca e Kalinic enquanto sobre o André Silva, bem, talvez um empréstimo para uma equipe menor na Serie A seja interessante para o portuga, é só ver o que uma temporada no Genoa fez com o Suso. E, claro, contratar um atacante já experiente e efetivo para revezar e ensinar algumas coisinhas ao Cutrone.


Independentemente da decisão da UEFA, que deve sair no próximo dia 15 pelo que dizem os jornais italianos e o New York Times, #FassoBelli precisam desesperadamente de um ataque mais prolífico e decisivo na próxima temporada se almejam algo mais do que uma simples vaga na Liga Europa.