O pensamento de todo milanista até o ano de 2009 era de que domingo bom era domingo de Milan com Paolo Maldini em campo. Nove anos após pendurar as chuteiras do futebol profissional, o nome Maldini voltou a aparecer em um papel oficial do Diavolo para transformar um belo domingo em um feliz domingo rossonero, com direito a um cargo pomposo. Paolo Maldini está de volta para nossa alegria.
Durante esses anos entre sua aposentadoria e o aceite do convite de Paolo Scaroni e Leonardo, Maldini respondeu diversas vezes acerca da possibilidade de voltar a trabalhar no Milan em alguma área e a resposta sempre foi de que Paolo somente retornaria ao reino do inferno quando estivesse convicto de que o projeto fosse sério e conduzido de forma correta. No ano passado houve a negativa ao convite feito por Yonghong Li para que il capitano embarcasse na canoa furada chinesa e a justificativa para a recusa foram a desconfiança e algumas críticas sobre a gerência oriental do sete peles de Milão. Bem, novamente Maldini estava certo, assim como Magneto.

Desde então muita coisa mudou, principalmente os proprietários. Seu Li deu calote, a Elliott Management assumiu as rédeas já bancando Gattuso, demitindo Fassone e Mirabelli, aumentando o capital social do clube, garantindo a vaga na Europa League dessa temporada através da revisão da pena da UEFA, trazendo Leonardo de volta para a função de responsável da área técnica e mostrando que o projeto é de médio e longo prazo, com $$$$$ para investir. Bem, pedindo com jeitinho e mostrando ser um bom partido, com uma roupinha vermelho nova e aquele perfuminho de enxofre envelhecido em mais de 24 milhões de almas milanistas no mundo todo, o Diavolo voltou a cortejar seu Paolo que, dessa vez, nem fez charminho.

Paolo Maldini está de volta ao Milan e, ao lado de Scaroni, Leonardo e Gattuso, forma a espinha dorsal desse novo e melhorado Milan, que se veste bem, fala bem, contrata bem e sabe seduzir. Il cuore di Drago ocupará o cargo de Diretor da área de desenvolvimento técnico esportiva que, trocando em miúdos, analisará junto do Responsável da área técnica (Leonardo) e o Técnico do time (Gattuso) as necessidades da equipe e avaliar também a promoção de jogadores do Milan Primavera para a equipe principal, ouvindo o técnico dessa categoria de base (Alessandro Lupi).
No comunicado oficial, o presidente Scaroni declarou:
Non ci sono parole per descrivere ciò che Paolo Maldini rappresenta per il Milan. E' stato un privilegio vederlo giocare e vincere innumerevoli trofei in campo. Sono felice e onorato di lavorare con lui in questo suo nuovo ruolo. La leadership e l'esperienza di Paolo saranno di grande beneficio per il Club, così come la sua passione e la sua energia. La nomina di oggi è un ulteriore segno dell'impegno di Elliott per costruire una solida base per un successo a lungo termine. Non sarà facile e ci vorrà del tempo, ma abbiamo obiettivi ambiziosi e l'arrivo di Paolo è un passo importante verso il ritorno al grande Milan.
Bentornato, Paolo, estávamos com saudades. E cada vez mais bem vinda a era Elliott Management e Paolo Scaroni no reino do inferno. A chegada do capitão é mais um sinal de força e seriedade dos novos donos. O Milan está, sem qualquer sombra de dúvidas, no cominho certo para voltar ao topo.
- Curtinhas -
Em números, Paolo Maldini significa 25 temporadas de Milan, 5 Champions League, 7 Scudetti, 1 Coppa Italia, 5 Supercopas italianas, 3 Mundiais de Clubes e um total de 901 partidas disputadas com a única camisa de clube que vestiu na vida esportiva.
Nesse meio tempo, foi confirmarda a saída por empréstimo do zagueiro Gustavo Gomez para o Palmeiras. Ao contrário do que alguns """""""""""""""""jornalistas"""""""""""""""""""" por aí afirmaram, Gomez não era titular no Milan por conta da existência Romagnoli e Bonnuci a época. Nas oportunidades que teve, mostrou talento e um pouco de afobação.