O poder da realização do Paraná: 28 anos do time do povo

Um guardanapo e o desejo de conquistar o país. Ali surgia o Tricolor do Capanema, o peso da gralha azul e do pinheiro do Paraná a ser estampado no peito. E em 19 de dezembro de 1989, tornamo-nos, oficialmente, uma nova nação.


Divulgação/Paraná Clube
Divulgação/Paraná Clube

O nascimento do Paraná Clube em um pequeno pedaço de guardanapo


A visão das arquibancadas sempre foi privilegiada. Aquele cimento antigo, cheio de história pra contar, agora carregava também a nossa presença. Uma nova Era que se iniciava, páginas em branco prontas para serem inteiras rabiscadas com momentos de conquistas e glórias.


Fruto de luta e união, vimos o Brasil inteiro conhecer um gigante que, em um curto espaço de tempo, se tornou um time de sucesso. O time do povo, o time da favela, o time do viaduto. Chame como quiser, nossa grandeza é indiscutível.


Escrevemos em cada uma dessas páginas em branco uma história linda e de orgulhar qualquer torcedor, daquelas de estufar o peito e encher a boca antes de contar. Em nossas veias pulsava, e ainda pulsa, o azul, vermelho e branco, a vontade, os sonhos, o poder da realização.


Não imaginávamos na época o tamanho do impacto que aquela reunião em um restaurante de Santa Felicidade causaria em nossas vidas. E, 28 anos depois, aqui estamos nós. 


Somos a multidão que acompanhava o primeiro título da sua existência naquele Couto Pereira tomado pelas cores de nossa bandeira; somos o gol de Saulo na Fonte Nova que decretava o campeão brasileiro da série B de 1992; somos o show de Ricardinho e Caio Júnior para buscar o pentacampeonato estadual; somos a voz e a alma que veste branco e que viu esse mesmo Caio Júnior e todo o seu elenco escreverem nosso nome na história da América, somos a nação no aeroporto de braços abertos pra te receber e celebrar a sua volta à elite.


Gazeta Press
Gazeta Press

Festa da torcida paranista na campanha do acesso e recorde de público no estádio do rival


Somos crianças, jovens e velhos a carregar tuas cores. Somos a força, a união, a raça, o ideal e o amor que transborda ao falarmos teu nome. Somos a nação que te apoia e que será para sempre o teu suporte, a tua base. E você será sempre a verdadeira alegria desse povo.


Obrigada, Paraná Clube! Lá se vão 28 anos. Nós continuaremos sempre aqui, ansiosos pelos próximos anos e glorias e preparados para enfrentar tudo e todos por você.