Hoje é dia de o Mar Azul invadir o Dragão

FC Porto divulgação
FC Porto divulgação

Para o jogo deste domingo, foram vendidos antecipadamente mais de 40 mil ingressos


Parafraseando o grande poeta pernambucano Manuel Bandeira, nas ondas do mar (azul), quero ser feliz, quero me afogar (de euforia) porque hoje #VamosGanhar. Depois da batalha da Vila da Feira na última quarta (3), o FC Porto volta a entrar em campo neste domingo (7) pela Liga Portuguesa. O adversário que se segue na luta pela reconquista do ceptro de campeão nacional é o Vitória de Guimarães. E a expectativa é de que que o Mar Azul, que tem tomado os estádios na atual temporada, volte a invadir o Dragão. Até a noite de ontem, o clube havia anunciado a venda de mais de 40 mil ingressos para o confronto válido pela 17ª rodada do Português.


O Porto é líder isolado do campeonato, segue vivo na Liga dos Campeões e nas Taças de Portugal e da Liga. Uma caminhada praticamente irrepreensível dos azuis e brancos até aqui. Trajetória que, naturalmente, tem contagiado a apaixonada torcida tripeira. E os portistas têm retribuído o bom trabalho de Sérgio Conceição e o empenho e a garra dos jogadores acompanhando o clube em todos os lados e, claro, enchendo o Dragão nas partidas em casa. Esse apoio, inclusive, tem sido reconhecido publicamente pelo técnico e por atletas, que já exaltaram em diversas ocasiões a importância do Mar Azul que tem coberto as arquibancadas por onde a equipe passa.


No Dragão, o Porto já realizou 16 partidas nesta temporada (contando a partida amistosa de apresentação do elenco aos sócios). E a presença de público é recorde. Nos 16 jogos, o recinto recebeu 603.424 espectadores (média de 37.714 por jogo). Superior aos 590.802 torcedores nas 16 primeiras partidas em casa na temporada 2004/05. Números que impressionam, se lembrarmos que em 2004/05 o FC Porto era, simplesmente, o detentor dos títulos da Liga dos Campeões e da Liga Portuguesa, ao passo que em 2017/18 o clube luta contra uma amarga uma seca de quatro temporadas sem conquistar um troféu sequer.


Os recordes de público no Dragão foram quebrados não apenas na soma geral de todos os jogos. Na Liga dos Campeões 2017/18, a casa azul e branca registrou 126.554 espectadores nos três jogos da fase de grupos (média de 42.184 torcedores por jogo), superando os 123.033 de 2007/08. Já nos jogos da Liga Portuguesa, os números da atual temporada superam os da época 2005/06. Em oito partidas, o Dragão recebeu 338.304 pessoas (superando os 313.504 do recorde anterior). A média no campeonato nacional é de 42.288 por jogo. Número que certamente deve subir ligeiramente neste domingo. Afinal, como foi dito anteriormente, já foram vendidos antecipadamente mais de 40 mil ingressos. A noite vai ser enchente. De Mar Azul no Dragão.