Pela semifinal da Taça da Liga, Porto e Sporting iniciam sequência de três embates em 40 dias

FC Porto divulgação
FC Porto divulgação

"Mar Azul" em Braga: portistas esgotaram os 15 mil ingressos disponíveis desde sábado


Hoje é dia de clássico. Às 18h45 (horário de Brasília), o FC Porto entra em campo no Estádio Municipal de Braga para encarar o Sporting, em partida válida pela semifinal da Taça da Liga. É verdade que se trata de um torneio de menor importância, o terceiro na hierarquia do futebol português. Porém, as circunstâncias da temporada fazem com que este confronto tenha um caráter especial. Dragões e Leões têm discutido ponto a ponto a liderança do Campeonato Português. E o jogo desta quarta-feira é o primeiro de três embates nos próximos 40 dias. Encontros que podem ter grande influência no decorrer da temporada.


O Porto lidera a Liga Portuguesa praticamente desde a primeira rodada. Quando não esteve na primeira colocação, em apenas três ocasiões em 19 rodadas, os azuis e brancos tiveram à sua frente o Sporting, adversário desta noite. Ainda com 45 minutos do jogo com o Estoril por realizar, os portistas lideram o campeonato com um ponto de vantagem sobre os sportinguistas. Além da ponta da tabela no campeonato, os dois rivais são os únicos dos “grandes” que seguem vivos na briga pelos títulos domésticos da tradicional “prova rainha”, a Taça de Portugal e também da Taça da Liga. E ambos estão invictos nas competições nacionais.


Hoje, Dragões e Leões disputam uma vaga na final da Taça da Liga. Quem vencer vai ter pela frente o Vitória de Setúbal, que ontem eliminou a Oliveirense (2x0). Contudo, mais do que a ida para a final desta competição, este clássico cresce em importância pelo aspecto psicológico. Um triunfo azul e branco sobre o rival neste momento da temporada pode abalar os sportinguistas, que vêm de um empate pelo campeonato, precisamente na antevisão de dois outros clássicos que acontecem nas próximas semanas.


Depois desta semifinal em Braga, o Porto recebe o Sporting em casa duas vezes nos próximos 40 dias. No dia 7 de fevereiro, a partida de ida pela semifinal da Taça de Portugal (o jogo da volta, entretanto, só acontece entre 17 e 19 de abril). Já no começo de março, provavelmente dia 2 ou 3 (uma vez que no dia 6 o Porto enfrenta o Liverpool na Inglaterra, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões), os dois clubes voltam a se encontrar no Dragão, desta vez na 25ª rodada da Liga Portuguesa - um duelo que poderá vir a ser determinante nas contas do título de campeão nacional.


Portanto, uma vitória hoje não apenas mantém o Porto vivo na luta por um título (por menos importante que seja, é um título oficial). Vencer um rival direto na briga pelos troféus nacionais, certamente há de moralizar e dar ainda mais confiança aos comandados de Sérgio Conceição na longa caminhada que ainda têm pela frente rumo ao verdadeiro objetivo da temporada: a reconquista do Campeonato Português.


Histórico de confrontos
A história do clássico é marcada pelo equilíbrio Porto e Sporting. Em 226 partidas, cada um venceu 81 vezes e houve 64 empates. Na última vez que se enfrentaram, no dia 1 de outubro de 2017, pela oitava rodada da Liga Portuguesa, os Dragões foram superiores, dominaram grande parte do confronto, porém a ineficácia ofensiva fez com o 0x0 se mantivesse no placar. Vencer hoje também significa ficar à frente no confronto direto deste clássico.

Campanha do Porto na Taça da Liga:


Porto 0x0 Leixões
Porto 3x0 Rio Ave
Paços de Ferreira 2x3 Porto