México: a seleção com mais jogadores do Porto na Copa do Mundo

FC Porto divulgação
FC Porto divulgação

Jesús Corona é um dos portistas na seleção mexicana nesta Copa do Mundo


Neste exato momento, o México faz a sua estreia na Copa do Mundo 2018. Pela frente, os mexicanos encaram ninguém menos que a atual campeã mundial, Alemanha. E no gramado do Estádio Luzhniki, em Moscou, dois portistas estão entre os titulares do México - Héctor Herrera e Miguel Layún. No banco, ainda tem Jesús Corona, completando o trio de jogadores do FC Porto que fazem do México a seleção com mais jogadores do campeão português nesta edição da Copa do Mundo.


O Porto é, também, o clube com mais jogadores nesta seleção mexicana. E o atual campeão português só não tem mais convocados porque o zagueiro Diego Reyes foi cortado da lista final a poucos dias da estreia na competição, devido a uma lesão na coxa direita, contraída na partida frente ao Feirense, pela penúltima rodada da Liga Portuguesa, no jogo em que os portistas celebraram o título nacional. A importância do zagueiro azul e branco para o time mexicano era tão grande, que o técnico Juan Carlos Osorio o convocou mesmo machucado e aguardou o máximo possível para saber se contaria com o defensor na Copa.


FC Porto divulgação
FC Porto divulgação

22 de setembro de 2017: o Porto se solidarizou com o México, devastado por um terremoto


A ligação dos Dragões com o México é forte. Por conta das estrelas mexicanas que atuam no Porto, centenas de milhares de seguidores do país seguem as redes sociais portistas. Em setembro do ano passado, quando o México foi devastado por um terremoto, que matou cerca de 370 pessoas, os azuis e brancos prestaram uma homenagem ao povo mexicano e Herrera, Corona, Reyes e Layún tinham escrito em suas camisas, ao invés de seus nomes, a mensagem “Fuerza México”, na partida contra o Portimonense (que o Porto venceu por 5x2).


Embora tenha sido emprestado ao Sevilla em janeiro, Layún colaborou para o título nacional participando em sete jogos, sendo titular em três deles. Com mais destaque e preponderância, Jesús Corona jogou em 27 das 34 partidas, titular 18 vezes e anotando três gols.


FC Porto divulgação
FC Porto divulgação

Capitão e um dos destaques no título do Porto, Herrera é titular da seleção mexicana


Mas, sem dúvida, é o capitão portista Héctor Herrera o mexicano de maior evidência. O meia foi titular em 26 das 29 partidas em que atuou. Foi um dos pilares no sistema tático de Sérgio Conceição. E marcou três gols na caminhada para o título português. O mais importante deles, foi aquele golaço aos 45 minutos do segundo tempo no estádio da Luz, na vitória por 1x0 sobre o Benfica. Gol “do título” portista e eleito o mais bonito da Liga Portuguesa.


O México está no grupo F da Copa do Mundo. E, depois da Alemanha, enfrenta a Coreia do Sul no dia 23 e a Suécia no dia 27 de junho.