Santos no México: 0 vitória, 0 gol, a mesma bagunça, as mesmas falhas

Senta que o texto é longo. Isso porque o Santos conseguiu, em dois amistosos no México, nos deixar triste pela sua incapacidade em campo, na beira dele e fora também, claro.


Primeiro, pergunto: você conseguiu acompanhar os duelos contra Monterrey e Queretaro? Quase com certeza não, certo? Acho incrível, pois mesmo com a Copa do Mundo rolando, fomos bombardeados na televisão com amistosos do Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras...


Mas o Santos não conseguiu negociar a transmissão com o SporTV, anunciada durante o mês de junho, e depois só conseguiu que o primeiro jogo fosse transmitido pelo Fox Sports. Divulgação em cima da hora, quase ninguém viu.


Mas piora, é claro: o segundo, nada. E aí a solução, que poderia ser inovar, colocar no Youtube, no Facebook, virou uma vergonha da diretoria. Transmissão de link pirata, ou "alternativo", flagrada aqui, ó:


Reprodução/Santos TV
Reprodução/Santos TV

Os comentários dizem algo sobre o jogo, também...


Segundo esta matéria da Gazeta Esportiva, o posicionamento do Santos foi culpar a transmissão mexicana, que teria repassado o link errado. Caros, viu que é pirata, não coloca no ar. Simples. Erro crasso, erro feio. Amador.


Mas, bem, vamos falar de bola? Tentaremos... Leiam os comentários do print acima. Há um zagueiro sendo criticado...


Como sempre, David Braz aprontou das suas. O Santos perdeu para o Monterrey o primeiro dos amistosos (curiosidade: o Monterrey teria sido o adversário do Santos nas semifinais do Mundial de Clubes de 2011, mas perdeu para o Kashiwa Reysol nas quartas, nos pênaltis) por 1 a 0. No gol, falha tripla de Braz, Victor Ferraz e Renato. 


Mas esse nem foi o pior lance. Observem este, com o qual minhas mensagens foram lotadas na manhã seguinte:


Reprodução/Fox Sports
Reprodução/Fox Sports

É inacreditável


Sim, isso mesmo. No vídeo fica ainda mais 'legal': Braz olha para o lado, a cobrança é feita e, quando ele volta a prestar atenção, o jogador do Monterrey já está cabeceando livre, livre... É inacreditável. Eu busco palavras... Mas olha... É inacreditável. 


ps: Vanderlei jogou absurdos contra o Monterrey. Nenhuma novidade. Coitado de ter uma defesa tão fraca à frente


Mas por que buscar um lance específico como resumo da passagem do Santos por terras mexicanas? Explico. O Santos não venceu. O Santos não fez gol. O Santos mostrou os mesmos problemas que expõe desde janeiro. Mais uma falha bizarra de Braz apenas prova que tudo, neste mês parado, segue o mesmo.


A diretoria, amadora, perdeu a chance de demitir Jair Ventura e trazer um técnico. Técnico, mesmo, pois Jair, como sabemos, não é um. A escalação segue a mesma, os buracos os mesmos, a raiva de Vanderlei a cada grito após falhas da defesa, os mesmos.


Bryan Ruiz, caso acerte, é uma boa ideia? Claro. Ele vai conseguir jogar sem um técnico e em meio a tamanha bagunça? Quase impossível.


Pedimos por anos amistosos internacionais do Santos. Achei lindo ir para o México. Mas o 'timing' não poderia ser pior. Por culpa do próprio Santos. O que será deste time na Libertadores? Bom, no fundo, sabemos, por mais que torçamos, não vai dar.