Os santistas tentaram avisar sobre Jair Ventura

Com o Santos atuando apenas de final de semana após cair em todas as competições de mata-mata, falta um pouco de assunto para atualizar este espaço. Como nessa rodada do brasileiro o time joga só na segunda, complica ainda mais.


Ou não.


Porque estava eu descansando na tarde deste domingo quando vi uma informação importante: o Corinthians sofreu gol do Vitória nos acréscimos e apenas empatou; aparece apenas 5 pontos acima da zona de rebaixamento; e incrivelmente, com um jogo a mais, está seis atrás do Santos.


E Jair Ventura tem dedo nisso. Tentamos avisar...


Getty Images
Getty Images

Cara feira para mim é fome (ou resultados ruins)


Muitos acham que eu exagero nas críticas aqui. Eu não discordo. É que parto do princípio de que o restante da mídia opta por diminuir o tom para não perder fontes, receber também críticas... No Grande Prêmio, site de automobilsimo em que trabalho, faço isso também. É sobrevivência. Mas, aqui, eu analiso. E a análise sobre Jair Ventura só pode ocorrer se considerando os resultados que ele consegue. Péssimos.


Jair no Corinthians: 11 jogos, 2 vitórias, 4 empates, 5 derrotas. São 8 gols feitos, com 13 gols sofridos. Fraquíssimos 30,30% de aproveitamento.


E, assim, sou obrigado a lembrar que eu tentei avisar ao mundo sobre como essa é a tendência de Jair. Neste texto aqui, por exemplo, de 20 de julho (ou seja, com Jair já com SETE MESES de trabalho), informei que o aproveitamento do técnico no Santos era de 44,7%, abaixo do que o do Santos de 2008, considerado por muitos o pior time da história do clube.


Avisamos sobre como a conversa de que ele é "reativo" é muleta para quem não assiste aos jogos de times treinados por ele. Avisamos sobre como ele força o cruzamento para a área em toda e qualquer situação - e o corintiano descobriu na final da Copa do Brasil que isso é muito verdade.


Mas ninguém ouviu. Bato na tecla de que todo mundo ignora o Santos. E é verdade. Se não ignorassem, saberiam de tudo isso. Nós tentamos avisar, amigos. Acreditem em nós.


Se o Santos ia cair com Jair, o Corinthians também pode...