Embarque na loucura de Sampaoli

Quando acompanhamos comentaristas afirmando que o Santos "exagerou", que deveria "ter investido no mercado nacional, cheio de opções", ganhamos a prova definitiva de que o brasileiro é medroso. Sim: tem medo do novo, medo do diferente, medo de evoluir. 


Sabemos que o mercado brasileiro de técnicos é fraco. Que nenhum tem espaço fora do país pois não estudam, não avançam, não são inventivos, criativos, modernos. 


Então quando ouvimos que o Santos deveria ter insistido nisso, e não contratado um estrangeiro, o que posso dizer é o seguinte:


Embarque na loucura de Jorge Sampaoli. Nunca estivemos tão do lado certo.


- Você recebe o novo texto em primeira mão me seguindo no Twitter e/ou no Instagram, ou curtindo a página do Show da Vila, meu podcast


Rodrigo Coca/Santos FC
Rodrigo Coca/Santos FC

Foi a festa da esperança


Não há a menor certeza de que dará certo. Como não há com nenhum outro técnico do mundo.


Quando dizem que ele pode demorar para se acostumar com o futebol brasileiro, ou que os jogadores podem não gostar de um gringo, ou que técnicos brasileiros já entendem como funcionam as coisas por aqui, só posso dizer uma coisa: e daí?


Do que vale entender como funciona aqui se o que funciona é ruim? Do que adianta aceitar que jogador paneleiro não goste de uma mudança? 


É a chance de mudar. É a oportunidade de mostrar que o Brasil é atrasado e que uma pessoa que venha de fora, com visão diferente, possa começar a alterar nosso patético futebol local.


Santos FC
Santos FC

Não quero sorrisos. Quero futebol


Sabe por que os santistas foram até o aeroporto recepcionar Sampaoli? Não, não foi porque acham que ele é o salvador da pátria. E sim porque o santista leu a situação: precisamos mudar. E o Santos teve a coragem, pelo menos nesse primeiro momento, de dar o passo para a mudança.


Agora, que dê tempo também.


Sampaoli não fará milagre com o elenco atual que o Santos possui. Não á toa, chegou com lista de CINQUENTA possíveis reforços. CINQUENTA.


Sabe o que é mais legal? Ele ganhará, por toda a comissão técnica, o mesmo que Cuca. Sabe quantos reforços Cuca trouxe? Zero. Sabe que revolução no futebol em campo ele trouxe? Nenhuma.


Sampaoli é diferente. E, por isso, estamos empolgados, felizes, ansiosos. Que técnico brasileiro nos dá esse sentimento?


Santos FC
Santos FC

Renato e Peres: façam o que este homem de branco mandar


O que esperamos ver com o homem? Variação tática. A fuga do 4-3-3 que parece ser eterno no Santos.


A volta da pressão lá em cima. Lembram daquele time de 2015 que, antes de amarelar, pressionava os rivais quase na área, roubava a bola e amassava? Sampaoli ama isso. E faz ainda melhor.


Ataque com todos. Não precisa de um 9. Não precisa de um centroavantão clássico. Precisa sabe do quê? De um time que saiba chegar em grupo lá na frente. E que surpreenda os rivais com isso.


E, acima de tudo, acabará o MEDO. O Santos é um time que tem MEDO já há muitos anos. Com Sampaoli, por que seguiríamos assim?


Não vamos ganhar todos os jogos com ele. Talvez não conquistemos taças. Mas de uma coisa eu não tenho dúvida: acabou a era do medo. É o passo para o fim da "Geração do Quase". Pode sorrir, santista. Se há algum jeito de voltar a ser feliz, é esse.


Embarque nessa loucura. Dê tempo ao tempo. Dane-se o Paulista. É lá na frente, em alguns meses, que veremos a evolução. E vai ser lindo, caras. Vai ser lindo.