Destaque na última temporada, torcida do São Paulo volta a desaparecer do Morumbi

Em 2017, a torcida do São Paulo deu um verdadeiro show. Enquanto o time tropeçava dentro de campo, colecionando resultados ruins e uma triste briga contra o rebaixamento, os torcedores lotaram as arquibancadas do Morumbi e do Pacaembu para apoiar. Isso ajudou o clube a ter recorde de média de público e cenas espetaculares ao longo de todo o ano. Em 2018, no entanto, a situação parece ter voltado ao normal.

Conhecida por ir somente “na boa”, a torcida do São Paulo muitas vezes deixa o Morumbi vazio e lota somente nas fases decisivas ou em clássicos. Sendo assim, é comum ser chamada de “modinha” pelos rivais, com um certo merecimento. Em 2017, o time teve os maiores públicos do Brasileirão e uma média de mais de 35 mil pagantes. No geral de todo o ano, teve média de 33.635 torcedores, a segunda melhores entre os clubes das principais divisões nacionais.


Pedro Luis Cuenca / ESPN FC
Pedro Luis Cuenca / ESPN FC

Arquibancadas vazias no jogo contra o Bragantino, na última quarta-feira (8)


Neste ano, porém, o jogo virou. A torcida do São Paulo ainda não deu as caras no Morumbi para apoiar o clube. Contra o Novorizontino, às 19h de um sábado, 17 mil torcedores compareceram. No outro jogo do Tricolor, às 17h de um sábado, contra o Botafogo-SP, pouco mais de 13 mil estiveram presentes. O último jogo, este em um horário verdadeiramente ingrato, 21h45 de quarta-feira, 10 mil pessoas estiveram no estádio. Ou seja, uma média de apenas 13.677 torcedores nestes primeiros jogos, bem abaixo do que foi feito no ano passado.

Se você pensar no tamanho do Morumbi, que pode abrigar mais de 60 mil pessoas, é um pouco triste vê-lo vazio, com as cadeiras intactas, enquanto os rivais lotam seus estádios, inclusive pagando ingressos mais caros.
O torcedor pode estar desanimado com o time, sem dinheiro, sem tempo, sem vontade ou mesmo ainda se aquecendo porque não dá muita bola para o Campeonato Paulista, mas é estranho que agora abandone a equipe depois de tanto apoiar na última temporada. O que mudou de um ano para o outro? Vai esperar a equipe se afundar novamente para que compareça ao estádio e se mostre apaixonado? Assim é fácil, muito fácil.

O próximo jogo do São Paulo no Morumbi acontece no dia 18 de fevereiro, um domingo, contra o Santos. Quem sabe a torcida não se anime e apareça para acompanhar de perto o clube do coração, né?