Tabus existem para ser quebrados: o São Paulo finalmente venceu na Arena da Baixada!

Quando reabriram a Arena da Baixada, lá em 1999, ela era um exemplo de modernidade. Os torcedores do Atlético-PR abraçaram o reformado estádio e fizeram dele um verdadeiro caldeirão. Milhares de jogos foram disputados lá desde então, mas na Série A havia uma equipe que continuava sem vencer lá enquanto todos os outros beliscavam um triunfo. Pois bem, hoje, dia 9 de junho de 2018, o São Paulo finalmente venceu no temido estádio. Um feito que o time tricampeão brasileiro não tinha conseguido, muito menos quando eles foram rebaixados. Tínhamos a Libertadores de 2005 contra eles para contarmos vantagem, eles tinham o tabu. Agora não tem mais nada.


O São Paulo não foi brilhante na partida. Como já tem sido marca registrada da equipe, foi cirúrgico quando necessário e depois soube segurar o resultado com braveza. É verdade que ainda nos falta um goleiro que passe segurança, mas o time, no geral, sabe se portar muito bem em campo e mostra uma vontade que raramente vimos nas últimas temporadas. Mais do que quebrar o tabu, a equipe conseguiu uma vitória importante para a sequência do Brasileirão.


A vitória tricolor foi importante em muitos aspectos. Além do quesito histórico, o time conseguiu recuperar os pontos perdidos no Morumbi, contra o Inter, quando fez uma partida muito ruim. Com a volta de Nenê, a equipe ganha mais lucidez, mesmo que ele precise de nos assustar nas batidas de pênalti. O retorno de Hudson também foi ótimo. Criticado por alguns, o volante mostra uma capacidade defensiva que muda a equipe, ainda mais quando atua ao lado de Jucilei. A única questão, na minha opinião, é a insistência em Arboleda no banco, mas hoje esse não foi um problema, então tudo bem.


Carla Bonatto/O Fotografico/Gazeta Press
Carla Bonatto/O Fotografico/Gazeta Press

Fica, Militão, sério, por favor!



De forma surpreendente, o São Paulo consegue chegar bem na pausa para a Copa do Mundo. Admito que eu não esperava tantos pontos, muito menos uma boa posição na tabela. Mesmo assim, o São Paulo consegue bom desempenho e nos enche de orgulho. Sim, pois devemos nos orgulhar da determinação desse time, não nos empolgar ou achar que está tudo perfeito. A pausa será útil para mudarmos algumas coisas, ajeitarmos algumas peças.


Hoje, no entanto, é dia de comemorarmos a quebra de um longo tabu. O Tricolor não é a melhor equipe do Brasil, mas nem de longe aquela que tanto nos irritou. E que o jogo de hoje seja uma virada para mais vitórias em estádios que nos complicam ao longo dos anos. O primeiro objetivo, antes disso tudo, é vencer o Vitória e conseguir um bom lugar na tabela até julho, quando aí os jogos apertam.


Ufa, a Arena da Baixada enfim se calou para o Tricolor.