Rodrigo Caio na seleção é bom para quem?

Sempre defendi Rodrigo Caio, desde as categorias de base do São Paulo. Apesar de ter começado como volante, se destacou jogando na zaga tricolor depois de ter passado até mesmo pela função de lateral. Encarou os preconceitos pelo nome e virou o “jogador de condomínio”, mesmo após as ótimas atuações de 2013, quando ajudou o time a fugir do rebaixamento. Agora ele está na seleção brasileira, mas no pior momento possível.

A dupla de zaga entre Maicon e Rodrigo Caio é muito boa, a melhor do São Paulo no momento e uma das melhores dos últimos anos. Juntos, formam um setor confiável na velocidade, e no desarme e na força, cada um com suas qualidades individuais. Rodrigo Caio foi convocado por Dunga para a Copa América justamente um dia depois de falhar muito na partida contra o Toluca. Esse, por incrível que pareça, é o menor dos problemas.

Rodrigo Caio vai perder muitas rodadas do Brasileirão para servir a seleção porque a ridícula CBF não sabe nem montar um calendário decente. Logo, o maior campeonato do país não vai parar durante a Copa América e, com isso, prejudicará muitos times. O São Paulo, no entanto, também tem sua culpa, pois apoia essa corja que comanda o futebol nacional e não se posicionou com esse absurdo em nenhum momento.

Como se nada pudesse ficar pior, o Tricolor deve perder Maicon no meio do ano, já que ainda não chegou a um acordo com o Porto e não parece muito perto disso.


Rubens Chiri / São Paulo FC
Rubens Chiri / São Paulo FC

Olha para o céu e agradece essa convocação, menino!


Dá para piorar? Sim, com certeza. Ao voltar da Copa América, o zagueiro Rodrigo Caio deve ser convocado para jogar as Olimpíadas e, com isso, perder o primeiro turno INTEIRO do Campeonato Brasileiro e jogos da Libertadores, caso o time avance para as semifinais. A zaga titular do São Paulo, com isso, será completamente desmantelada por incompetência de várias pessoas.

Nem Rodrigo Caio pode dizer que está sendo valorizado e que a convocação é benéfica. Convocado pela primeira vez por Dunga, de forma totalmente surpreendente, ele deve ficar na reserva durante o torneio inteiro e pouco será aproveitado. Se entrar por 5 minutos, será um feito e tanto.

Nas Olimpíadas, no entanto, deve ser titular. Logo, por que não foi chamado apenas para a segunda competição e evitou todos os desgastes? Parece que mais uma vez o São Paulo sairá prejudicado, e que vai aceitar de forma passiva, pois é frouxo demais para bater de frente com a CBF.

Enquanto parabenizam Rodrigo Caio pela convocação, todos sabem que ela não é boa para ninguém, nem mesmo para ele.

Coisas que só acontecem com o São Paulo.