Unai Emery: um gênio a ser observado

Getty Images
Getty Images

Multicampeão no Sevilla, técnico merece ser analisado


O ex-treinador do Sevilla Unai Emery foi confirmado como técnico do Arsenal, nesta quarta-feira. Será a primeira oportunidade do estratega espanhol em território inglês. Unai deixa o PSG e parte para a sua terceira aventura em uma grande liga europeia estrangeira (já havia treinado na Rússia, também, além da França).


Muita gente estava se perguntando, no fim da era do treinador no PSG, se Emery voltaria para o Sevilla. Infelizmente, no pudo ser. Emery está apto para desafios maiores que o Sevilla atual. O treinador espanhol era o sonho de consumo de diretoria e boa parte da torcida sevillista, mas todos sabíamos que era complicado. 


Emery é um fenômeno. O trabalho deste sujeito, à frente do Sevilla, foi algo memorável. Sua capacidade de montar equipes impressiona, além dos seus métodos de trabalho. No Sevilla, além de ganhar 3 títulos consecutivos de Europa League, o treinador apresentou um repertório espetacular de táticas, além de uma impressionante capacidade para reconstruir elencos.


Apelidado de El coderas (por causa de suas exóticas cotoveleiras vermelhas nos ternos que usava), Unai Emery Etxegoien tem tudo para fazer história no futebol mundial. Seu trabalho no PSG será lembrado pelas derrotas contra Barcelona e Real Madrid. Não importa. Sua capacidade incansável de trabalho e sua criatividade absurda serão suficientes para triunfar - seja no Arsenal, seja em outro clube.


Em um clube no qual Emery tenha poderes para se sentir à vontade e executar suas ideias livremente, veremos sua capacidade espetacular. Talvez seja o caso do Arsenal.


Boa sorte ao gênio espanhol.