Super Jan: por que Vertonghen foi o melhor jogador do Tottenham na temporada?

Com força descomunal, visão raio x e capacidade de voar, Superman é um dos personagens mais icônicos da cultura pop. Jan Vertonghen, iniciando a sua carreira no Ajax, recebeu a alcunha de Super Jan. Não por compartilhar dos poderes com o herói, claro – mas sim porque ambas as alcunhas soam de forma parecida.


Na temporada de 2017/18, porém, Vertonghen deu razões para o torcedor mais romântico confiar numa conexão entre o defensor e o super-herói. E, para o azar – ou a sorte – do leitor, eu sou um desses torcedores. 


Getty Images
Getty Images

É um pássaro? É um avião?


Até quem mal conhece o Superman sabe o que ele faz quando vê o perigo: dirige suas duas mãos ao peito e abre a camisa, revelando sua famosa roupa azul, vermelha e amarela. Mesmo já expondo seu traje, Super Jan costuma repetir o gesto depois de marcar gols. Na temporada, foi somente um – diante do Wimbledon, na FA Cup.


Ainda que longe de sua fase mais artilheira (anotou seis gols em 2012/13), colaborou de maneira homérica na defesa. A recompensa? Nada de Eriksen ou Kane: Vertonghen foi eleito pelos torcedores como o jogador da temporada no Tottenham. O defensor deu razões de sobra para ficar à frente do meia dinamarquês e do atacante inglês, que nunca marcaram tantos gols como nessa temporada.


Getty Images
Getty Images

Vertonghen com o prêmio de melhor jogador da temporada. Ao seu lado, Eriksen, melhor jogador para os torcedores jovens, e Wanyama, autor do gol mais bonito


Vertonghen não sentiu a ausência de Alderweireld, seu compatriota e parceiro de defesa desde 2004, que se lesionou em novembro. Ele deu um passo à frente. Ao contrário do que se imaginava, a dupla de defesa formada com o jovem Sánchez foi sólida e, liderada pelo zagueiro belga, segurou alguns dos melhores ataques do planeta. Super Jan encabeçou a equipe em desarmes, interceptações e passes certos, de acordo com o WhoScored. Também foi o atleta dos Spurs que mais ganhou duelos aéreos – algo não tão surpreendente para quem consegue voar.


Nada melhor que a opinião de um companheiro de equipe para ilustrar o quão excelente é a fase do defensor. Eric Dier vê Vertonghen como um espelho:



“É incrível observar o padrão que o Jan tem mantido. A melhor coisa é simplesmente assistir a ele jogando. Acredito que seja o melhor zagueiro da Premier League na temporada – o que não é nada fácil. A consistência que ele demonstra é fascinante. Quero atingir o nível dele, por isso observo-o no dia a dia. É um jogador fantástico que tem a admiração não só de nós, aqui do Tottenham, como também de toda a liga”, declarou.



Não há quem conteste a brilhante temporada de Vertonghen: além do prêmio de melhor jogador do clube, passou a ser o atleta com mais jogos na história da seleção belga. Também, fez parte do time da temporada da PFA, ou seja, foi votado pelos próprios jogadores da Premier League como o melhor zagueiro.


Getty Images
Getty Images

Todo herói tem aquele fã que gosta de imitá-lo

Identificar a kryptonita de Super Jan em 2017 e 2018 é uma tarefa praticamente impossível – e esperamos que isso se repita nas próximas temporadas.