Prêmio Leão da Barra: os melhores e piores do Vitória em 2017

O Prêmio Leão da Barra foi criado para homenagear os melhores e os piores do Vitória na temporada. Na edição deste ano, convidei jornalistas, blogueiros e sócio-torcedores* do Vitória para elegerem os atletas que merecem a nossa lembrança. 


Sem mais delongas, vamos aos vencedores! (ou não)


Os melhores de 2017



Gerson Souza


Vencedor: Fernando Miguel


Não foi a melhor temporada do paredão, mas, segundo nossos colaboradores, ele foi o melhor debaixo da meta rubro negra. Foram 54 jogos e 63 gols sofridos. Mesmo com números abaixo da média, não dá para culpá-lo sempre. Todos nós sabemos como foi complicado a vida da defesa rubro-negra em 2017. Seu concorrente direto foi Caique, que fez 18 jogos na temporada e levou 22 tentos. O atleta de 20 anos sofre pelo seu temperamento e a baixa qualidade em sair jogando com os pés.



Gerson Souza


Vencedor: Kanivis


Por pouco, todo o setor ficou de fora. Foi uma péssima temporada dos defensores rubro-negros. Mas neste mar de ruindade, Kanu sobressaiu um pouco e levou o prêmio de melhor defensor. O zagueiro retornou ao Leão em abril deste ano e fez 45 jogos, marcando 6 gols. Caique Sá também concorreu ao prêmio.



Gerson Souza


Vencedor: Uiliam Correia


O setor de meio campo rubro-negro contou em 2017 com atletas medianos. Ninguém foi espetacular e, até por isso, o prêmio bem disputado. Quem levou a melhor foi Uilliam Correia. O jogador de 28 anos fez 51 jogos e marcou 4 gols nessa temporada. Foi o atleta mais regular do Leão no ano, mas na última partida do Brasileirão fez um pênalti contra o Flamengo que quase rebaixou o Leão para Série B e agora divide opiniões na torcida pela sua permanência. Yago também concorreu ao prêmio.



Gerson Souza


Vencedor: David


Melhor jogador do Vitória na minha opinião, David levou o prêmio de melhor atacante em 2017. Foram 63 jogos, 11 gols e 11 assistências com a camisa do clube na temporada. David venceu a disputa acirrada com Trellez, que também merece menção. Ambos jogaram demais em 2017.


Os piores de 2017



Gerson Souza


Vencedor: Alan Costa


Para quem não lembra ou não conhece, Milton do Ó foi um zagueiro que jogou no Vitória em 2004 e fez parte do elenco que foi rebaixado para Série B daquele ano. Junto com Cametá, protagonizaram um show de horrores naquele ano. Em 2017, repetimos a ruindade defensiva. Foram 58 gols sofridos no Brasileiro. O reflexo disto é que existiram, de fato, muitos culpados, mas apenas dois foram para a berlinda - e o "vencedor" foi Alan Costa. No prêmio mais disputado, Costa ganhou de Geferson pelo placar minímo. É muita ruindade junta. Podemos citar ainda Fred, Renê Santos, Thallyson e tantos outros. Nosso agradecimento especial vai para Sinval Vieira por estas belas contratações.



Gerson Souza


Vencedor: Cleiton Xavier


Aqui foi unanimidade. Cleiton Xavier desbancou nossas esperanças e levou para casa a estatueta de pior meio-campista do ano. O jogador de 34 anos participou de 42 jogos na temporada, marcando 7 gols. O atleta tem contrato até o final de 2018 com o Leão. Para coroar, Xavier veio em mais uma negociação absurda conduzida por Sinval Vieira. Como contra-partida na contratação, o Vitória cedeu o meio campo Yan - destaque da base - ao Palmeiras por empréstimo, com passe fixado em apenas 1 milhão de reais. O atleta vem se destacando na base do clube paulista e deve ser adquirido em breve. Mais uma jóia que entregamos "de graça".



Gerson Souza


Vencedor: Kieza


Outra unanimidade. Ninguém no setor ofensivo foi páreo para Kieza. O atleta contratado em março de 2016 a peso de ouro continua decepcionando o torcedor dentro de campo. Problemas físicos e a má vontade afastam a boa fase do atleta que é, segundo levantamento do jornal Lance!, o décimo centroavante mais caro do país, recebendo R$ 350 mil mensais.



Gerson Souza


Vencedor: Argel


Não deveria nem ter ficado para 2017. Argel é um técnico limitado e seu "Argelismo" foi analisado aqui no blog. Foi demitido ao perder a semifinal da Copa do Nordeste para o rival e saiu falando muita besteira contra o clube. Nesse quesito, o treinador competiu com Petkovic e Gallo. Ganhou de lavada.



Gerson Souza


Vencedor: Lista de possíveis reforços vazado pela comunicação do clube em foto


A má gestão do clube em 2017 foi repleta de trapalhadas em todos os setores. Foram muitos erros no planejamento, na comunicação, na infraestrutura e principalmente no futebol. E dentre tantas opções, os nossos colaboradores escolheram o epsódio da lista de reforços que foi vazada sem querer pela comunicação do clube. Para quem não lembra, no inicio da temporada, o site oficial noticiou que Argel e Sinval estavam discutindo sobre possíveis reforços e ilustrou a matéria com uma foto de ambos em uma sala de reunião. Em cima da mesa estava um papel com o nome de varios jogadores que estavam em discussão. A foto foi publicada e vimos que a incompetência iria começar cedo.


-------------


*Colaboraram com esta edição: os jornalistas Franciel Cruz, Mario Pinho, Pedro Sento Sé, Marcello Góis, os sócios torcedores Anderson Nunes, Mauricio Guedes, Adalberto Pita, Milton Júnior e os blogueiros Leão Minha Paixão e Leão da Barra ao qual o blog agradece imensamente a todos.


SRN!


Me siga no twitter!