Saída de David e renovações: o fim de ano do Vitória

Para muitos, o fim de ano na Toca do Leão anda parado. Nem tanto. Nos bastidores, a direção do Vitória tenta se movimentar para reforçar o time. Sem grandes resultados, por enquanto.


Fiz breves comentários sobre a movimentação rubro-negra em dezembro:


Saída de David


Luciano Belford/ Agif/Gazeta Press
Luciano Belford/ Agif/Gazeta Press

Atacante foi o destaque do Leão em 2017


De bate-pronto, respondo: a saída era inevitável, mas não concordo com os valores praticados. Estamos falando do melhor jogador do clube e que jogou uma Série A com contrato perto do vencimento (obrigado, Sinval Vieira, Ivã de Almeida, Agenor Gordilho e tantos outros). O contrato, aliás, foi fator determinante para a venda, segundo fontes internas do clube. É incrível como renovamos com diversos atletas medonhos e deixamos mais uma prata da casa em segundo plano.


Para quem não acompanhou, vamos lá:


O Vitória dividia os direitos econômicos do jogador com um grupo de investidores. O clube tinha 70%, enquanto o grupo possuía 30%. Não se sabe de que forma essa porcentagem do atleta foi parar na mão dessas pessoas.


Segundos informações da mídia mineira, o Cruzeiro pagou R$ 10 milhões para ter 70% dos direitos econômicos de David. Com isso, o Vitória vendeu 47% dos 70% que tinha ficando com 23% do atleta. O grupo de investidores teve sua cota reduzida de 30 para 7%.


Passe do atacante David


Como era:
70% Vitória
30% Investidores


Como ficou:
70% Cruzeiro
23% Vitória
7% Investidores


Pela lógica, o Vitória ficou apenas com parte deste dinheiro, algo em torno de R$ 6,7 milhões, se considerarmos as porcentagens exatas da venda. Ainda entrou como contrapartida pro clube a chegada de dois jogadores por empréstimos até o fim do ano. Olhando o elenco cruzeirense, vi poucos atletas que poderiam somar de verdade no Leão.


Renovação de Uilliam Correia


O Vitória anunciou sua renovação por 2 anos. Não renovaria. Correia fez de fato um regular Campeonato Brasileiro. É um jogador mediano em todas as suas vertentes. Serve para compor elenco e hoje só é titular por falta de atletas com um pouco mais de qualidade. Isso sem falar na entregada que ele deu contra o Flamengo que matou metade da torcida de infarto. Pelas ambições que Ricard David prometeu em campanha, não renovaria com Correia.


Renovação de Kanu


Mauricia da Matta/Flickr ECVitória
Mauricia da Matta/Flickr ECVitória

Kanu atuando pelo Vitória em 2017


Foi o melhor zagueiro do time na temporada mas estamos falando da pior defesa do Campeonato Brasileiro 2017. Ser melhor nesse setor pouco tem a dizer. O clube vem encontrando dificuldades na renovação e segue sem muitas alternativas. Também não renovaria e jamais faria qualquer "loucura financeira" para contar com este atleta. É preciso contratar com qualidade e Kanu não pode ser "plano a" de nenhuma equipe da Série A.


Chegada de Escudero e saída de Kieza


Felipe Oliveira/ EC Vitória
Felipe Oliveira/ EC Vitória

Escudero atuando pelo Vitória em 2013


Ventilou na imprensa do Rio uma possível troca entre os atletas. Um não pode eliminar o outro. Não traria Escudero e negociaria Kieza. Escudero sofreu com lesões em 2017 e não aparenta mais jogar em alto nível como em 2013. Kieza não possui mais clima para continuar no Barradão. O atleta que pouco jogou também não ajuda. Até "árvore de natal tricolor" virou motivo de birra da torcida. Porém, há um ponto importante: com a saída de David, Kieza poderá jogar pelos lados do campos, posição que atuou bem em clubes por onde passou. 


Atletas dispensados


Até agora o clube anunciou que Fred, Alan Costa, Gefferson e Rene Santos não seguem no clube. Atletas como André Lima, Carlos Eduardo, Patric e Caique Sá ainda estão sendo analisados. 


Carências


Temos carências em todas as posições. Ricardo David prometeu um elenco com 33 atletas, sendo 11 oriundos das divisões de base. Considerando hoje, temos um elenco pobre de atletas de qualidade na sua composição, o que mostra que David e Eramos Damini terão muito trabalho pela frente.


SRN!


Me siga no twitterhttp://www.twitter.com/gersons!